Escrita Académica em Português

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02034100
Área Científica
Humanidades (Língua e Literatura Materna)
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
E-learning
Duração
Semestral
Créditos ECTS
2.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

O curso ficará inteiramente disponível na Internet, numa plataforma que fornece todos os materiais instrucionais: textos, exemplos, videos, referências bibliográficas, etc. São usadas apresentações para cada tema e propostas diferentes tarefas e atividades, tanto individuais como colaborativas. Espera-se um trabalho autónomo e a comunicação entre formandos e docente é assíncrona. O roteiro do curso pressupõe um progresso gradual, pelo que algumas atividades requerem trabalho prévio.

Resultados de Aprendizagem

- Melhorar competências de expressão escrita em trabalhos de investigação.

- Aperfeiçoar estratégias de organização textual, exposição de dados e construção de argumentação.

- Promover práticas de escrita que respeitem a ética académica e evitem o plágio.

- Desenvolver competências em diferentes géneros académicos (relatórios, dissertações, teses e resumos).

- Promover o trabalho de escrita colaborativa.

Estágio(s)

Não

Programa

Módulo 1. Identidade e voz autoral  

Módulo 2. Planos de texto e géneros textuais 

Tema 2.1. Organização e estruturação de textos extensos.

Tema 2.2. Géneros académicos

Módulo 3. Gestão da informação

Tema 3.1. Questões de plágio.

Tema 3.2. Uso de informação

Módulo 4. Estilo académico 

Tema 4.1. Modalizações.

Tema 4.2. Léxico especializado.

Módulo 5. Estrutura retórica 

Tema 5.1. Sequências textuais.

Tema 5.2. Movimentos e passos

Tema 5.3. Introdução e conclusão.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Joana de Almeida Vieira dos Santos

Métodos de Avaliação

Avaliação
Discussões em fórum: 35.0%
Ensaios individuais (submissão de textos em plataforma): 65.0%

Bibliografia

Almeida, F.; Seixas, A.; Gama, P.; Peixoto, P. (2016). A fraude académica no Ensino Superior em Portugal. Coimbra: IUC.

Cargill, M.; O’Connor, P. (2013). Writing Scientific Research Articles – Strategy and Steps. London: Wiley-Blackwell.

Casanave, C. P. (2014). Before the dissertation. Ann Arbor: Un. Michigan Press.

Correia, A.M.R; Mesquita, A. (2012). Mestrados & DoutoramentosEstratégias para a elaboração de trabalhos científicos. Porto, VidaEconómica Editorial.

Hyland, K. (2015). Academic publishing. Oxford: Oxford University Press.

Nygaard, L. (2015). Writing for scholars. London: Sage.

Oliveira, L. (2011). Dissertação e Tese em Ciência e Tecnologia segundo Bolonha. Lisboa, Lidel.

Oliveira, L. (2013). Ética em investigação científica. Lisboa, Lidel.

Pecorari, D. (2013). Teaching to avoid plagiarism. Berkshire: Open University Press.

Sousa, M.J.; Baptista, C. (2011). Como fazer Investigação, Dissertações, Teses e Relatórios segundo Bolonha. Lisboa: Lidel.