Escrita Académica em Português
1
2021-2022
02034100
Humanidades (Língua e Literatura Materna)
Português
E-learning
Semestral
2.0
Obrigatória
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
O curso ficará inteiramente disponível na Internet, numa plataforma que fornece todos os materiais instrucionais: textos, exemplos, videos, referências bibliográficas, etc. São usadas apresentações para cada tema e propostas diferentes tarefas e atividades, tanto individuais como colaborativas. Espera-se um trabalho autónomo e a comunicação entre formandos e docente é assíncrona. O roteiro do curso pressupõe um progresso gradual, pelo que algumas atividades requerem trabalho prévio.
Resultados de Aprendizagem
- Melhorar competências de expressão escrita em trabalhos de investigação.
- Aperfeiçoar estratégias de organização textual, exposição de dados e construção de argumentação.
- Promover práticas de escrita que respeitem a ética académica e evitem o plágio.
- Desenvolver competências em diferentes géneros académicos (relatórios, dissertações, teses e resumos).
- Promover o trabalho de escrita colaborativa.
Estágio(s)
NãoPrograma
Módulo 1. Identidade e voz autoral
Módulo 2. Planos de texto e géneros textuais
Tema 2.1. Organização e estruturação de textos extensos.
Tema 2.2. Géneros académicos
Módulo 3. Gestão da informação
Tema 3.1. Questões de plágio.
Tema 3.2. Uso de informação
Módulo 4. Estilo académico
Tema 4.1. Modalizações.
Tema 4.2. Léxico especializado.
Módulo 5. Estrutura retórica
Tema 5.1. Sequências textuais.
Tema 5.2. Movimentos e passos
Tema 5.3. Introdução e conclusão.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Joana de Almeida Vieira dos Santos
Métodos de Avaliação
Avaliação
Discussões em fórum: 35.0%
Ensaios individuais (submissão de textos em plataforma): 65.0%
Bibliografia
Almeida, F.; Seixas, A.; Gama, P.; Peixoto, P. (2016). A fraude académica no Ensino Superior em Portugal. Coimbra: IUC.
Cargill, M.; O’Connor, P. (2013). Writing Scientific Research Articles – Strategy and Steps. London: Wiley-Blackwell.
Casanave, C. P. (2014). Before the dissertation. Ann Arbor: Un. Michigan Press.
Correia, A.M.R; Mesquita, A. (2012). Mestrados & Doutoramentos – Estratégias para a elaboração de trabalhos científicos. Porto, VidaEconómica Editorial.
Hyland, K. (2015). Academic publishing. Oxford: Oxford University Press.
Nygaard, L. (2015). Writing for scholars. London: Sage.
Oliveira, L. (2011). Dissertação e Tese em Ciência e Tecnologia segundo Bolonha. Lisboa, Lidel.
Oliveira, L. (2013). Ética em investigação científica. Lisboa, Lidel.
Pecorari, D. (2013). Teaching to avoid plagiarism. Berkshire: Open University Press.
Sousa, M.J.; Baptista, C. (2011). Como fazer Investigação, Dissertações, Teses e Relatórios segundo Bolonha. Lisboa: Lidel.