Redes e Instalações Eléctricas

Ano
3
Ano lectivo
2014-2015
Código
01000478
Área Científica
Energia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Circuitos Elétricos

Métodos de Ensino

A unidade curricular funciona com aulas do tipo magistral com exposição teóricas das matérias que constam do programa e aulas teórico-práticas de acompanhamento a realização de trabalho em grupo.

Resultados de Aprendizagem

Fornecer aos alunos os principais conceitos e princípios básicos de funcionamento dos sistemas de energia elétrica (produção, transporte e distribuição). Desenvolver competências necessárias para o cálculo de redes de energia elétrica (cálculo simplificado do trânsito de potências). Dominar, ao nível básico, o dimensionamento e projeto de instalações de utilização em baixa tensão. Demonstrar conhecimentos das regras técnicas e regulamentos de segurança de instalações.

Estágio(s)

Não

Programa

Organização do Sector Elétrico. Diagramas de cargas. Sistemas por unidade. Trânsito de Energia numa rede elétrica em regime estacionário: cálculo do perfil de tensões e fluxo de potência (Modelo DC). Conceitos básicos de utilização racional de energia e sistemas tarifários.

Instalações elétricas em edifícios e na indústria. Projeto de instalações elétricas: escolha de cabos e de condutores, quadros elétricos. Sistema proteções: proteção das instalações e segurança de pessoas, elétrodos de terra, proteção contra descargas atmosféricas, instalações de força motriz. Postos de transformação: definições, tipos e esquemas unifilares.

Docente(s) responsável(eis)

António José Ribeiro Ferreira

Métodos de Avaliação

Contínua
Dois testes de frequência (até 100%); Mini-teste (até 20%): 100.0%

Final
Exame: 100.0%

Bibliografia

• Grainger, J.J., W.D. Stevenson, Jr.(1994), Power System Analysis, McGraw Hill

• Regras Técnicas das Instalações Elétricas de Baixa tensão (RTIEBT), DL 226/2005, de 28 de Dezembro e Portaria 949-A/2006 de 11 de Novembro, Imprensa Nacional Casa da Moeda, 2006.

• Josué Lima Morais, José M. Gomes Pereira (2006), Guia Técnico das Instalações Elétricas, Edição Certiel, ISBN-10:972-95180-3-3.