Redes e Sistemas de Telecomunicações

Ano
3
Ano lectivo
2014-2015
Código
01000456
Área Científica
Telecomunicações
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Sinais e Sistemas.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas com apresentação detalhada dos tópicos acima referidos recorrendo a meios audiovisuais e à resolução de exercícios teórico-práticos elementares que permitem ilustrar os assuntos expostos.

Aulas laboratoriais que exemplificam e complementam os assuntos teóricos básicos lecionados, recorrendo a alguns kits didáticos e a ferramentas informáticas que permitem a simulação e análise de alguns dos protocolos estudados.

Resultados de Aprendizagem

Aquisição de uma visão global acerca de redes e sistemas de telecomunicações e da sua evolução. Familiarização com técnicas de transmissão e compreensão da relação entre as técnicas utilizadas e o tipo de informação a transmitir. Introdução de conceitos de arquitetura de redes e sua aplicação em redes existentes e em redes emergentes.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Introdução às redes de comunicação

2. Aplicações e arquitetura em camadas. O modelo de referência OSI e breve introdução à pilha TCP/IP.

3. Fundamentos de Transmissão digital. Modulações e códigos de linha.

4. Redes com comutação de circuitos. Multiplexagem; hierarquia de multiplexação temporal plesiócrona (PDH); hierarquia de multiplexação temporal síncrona (SDH/SONET); comutação espacial e temporal; breve introdução às redes celulares.

5. Redes com comutação de pacotes. Tecnologias de rede de pacotes; encaminhamento e protocolos de encaminhamento.

Docente(s) responsável(eis)

Lúcia Maria dos Reis Albuquerque Martins

Métodos de Avaliação

Avaliação
A avaliação consiste, para além da componente laboratorial com um peso até 30%, num exame final com peso no mínimo de 70% ou, em alternativa, em provas de frequência e exame final.: 100.0%

Bibliografia

Leon-Garcia, A. e Widjaja, I. (2006) - Communication Networks: Fundamental Concepts and Key Architectures, Second Edition, McGraw-Hill, New York.

Martins, L., Salgado, J. e Gomes, T. (2012) – Diapositivos das aulas teóricas de Redes e Sistemas de Telecomunicações (tradução e adaptação dos diapositivos dos autores do livro de base da bibliografia), DEECFCTUC.