Electrotecnia Aplicada

Ano
3
Ano lectivo
2014-2015
Código
01000444
Área Científica
Ciências Fundamentais da Electrotecnia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Circuitos Eléctricos, Electromagnetismo.

Métodos de Ensino

Nesta disciplina a aprendizagem de conhecimentos técnicos é feita através do desenvolvimento de atitudes pessoais e profissionais. Portanto, o esforço individual do aluno na resolução de problemas é incentivado e recompensado. Este curso é composto por aulas teóricas, teórico-práticas e laboratoriais. As aulas teóricas são baseadas em apresentação e discussão de conceitos e técnicas fundamentais. Nas aulas teórico-práticas são discutidos e resolvidos problemas típicos. Os alunos deverão resolver uma lista de problemas como trabalho de casa. Deverão ser capazes de defender as suas soluções.

Resultados de Aprendizagem

São estudados assuntos variados de aplicação prática muito importantes para o futuro engenheiro eletrotécnico. Permite o desenvolvimento de competências para o estabelecimento de circuitos elétricos e magnéticos equivalentes de dispositivos eletromagnéticos. É abordado o transformador elétrico (monofásico e trifásico) seu funcionamento, desenvolvimento do circuito elétrico equivalente e diagrama fasorial. É desenvolvido o circuito elétrico equivalente de um magneto permanente e sua incorporação em dispositivos eletromagnéticos mais complexos. É analisada a problemática do mau fator de potência em instalações industriais e analisadas formas de compensação. É analisado o desvio comportamental (não ideal) de componentes passivos como resistências, condensadores e indutâncias.

Aquisição de competências em análise e síntese, comunicação escrita, resolução de problemas, raciocínio crítico, aprendizagem autónoma, aplicação prática de conhecimentos teóricos.

Estágio(s)

Não

Programa

Circuitos e sistemas Magnéticos. Circuitos magnéticos e elétricos equivalentes. Perdas por histerese e corrente induzida em materiais ferromagnéticos. Transformadores monofásicos. Circuito elétrico equivalente e diagrama fasorial . Transformadores trifásicos. Banco e Unidade Trifásicas. Tipo de enrolamentos. Índice horário. Magnetos permanentes. Dispositivos com magnetos permanentes. Circuito elétrico equivalente. Projeto de magnetos permanentes. Fator de potência de instalações industriais. Inconvenientes da existência de mau facto de potência. Compensação de energia reativa para correção do fator de potência. Circuitos ressonantes RLC. Comportamento não ideal de componentes passivos (resistência, condensador, indutância). Introdução às máquinas elétricas rotativas. Princípios de funcionamento das máquinas assíncronas, síncronas e de corrente contínua.

Docente(s) responsável(eis)

Fernando José Teixeira Estêvão Ferreira

Métodos de Avaliação

Final
Exame: 100.0%

Contínua
Mini Testes: 20.0%
Frequência: 80.0%

Bibliografia

Guru, B. S. e Hiziroglu H. R. (1995) - Electric Machinery & Transformers, Saunders College Publishing.

Hayt, W. H. (1981) - Engineering Electromagnetics, McGraw-Hill, Inc.