Teoria do Design e Comunicação

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
01016115
Área Científica
Áudio-visuais e produção dos media
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Sem pré-requisitos.

Métodos de Ensino

Valoriza-se o método cognitivo de aprendizagem através de: • Aulas teóricas apoiadas por aulas de exposição de casos, fomentando a participação ativa dos estudantes; • Aulas de apresentação e discussão de projectos de Design de referência, assim como de bibliografia; • Aulas de desenvolvimento de exercícios de carácter prático vocacionados para a resolução de problemas reais em contexto simulado; • Articulação entre teoria e prática – conhecimento teórico através do exercício; • Apresentação, avaliação e discussão coletiva dos exercícios práticos desenvolvidos como momento de aprendizagem.

Resultados de Aprendizagem

Nesta unidade curricular o Design é entendido como uma disciplina que propõe soluções de comunicação. Explorando as suas capacidades de pensar, escrever, desenhar, falar e projetar, os estudantes adquirem os instrumentos para responder a problemas de comunicação audiovisual. Neste âmbito, espera-se que os estudantes: • Conheçam os fundamentos básicos do Design bidimensional aplicado a suportes estáticos (e. g. papel) e dinâmicos (e. g. ecrán); • Compreendam a estrutura e a hierarquia da comunicação audiovisual; • Saibam interpretar o papel das imagens e do som na comunicação; • Compreendam conceitos universais de Design em consonância com o entendimento antropológico da disciplina; • Desenvolvam o entendimento do Design como atividade cultural e configurar; • Desenvolvam o entendimento do Designer como comunicador; • Saibam explorar a relação entre software de edição digital e o pensamento visual.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Introdução ao processo do Design – metodologias de investigação e desenvolvimento de exercício prático; 2. Contextos e organização da prática profissional; 3. Fundamentos básicos do Design bidimensional (ponto, linha, cor, textura, grelha, entre outros); 4. Teoria dos signos a partir de princípios de Semiótica e de Gestalt aplicados à comunicação audiovisual; 5. O papel das imagens e do som na comunicação; 6. Estrutura e hierarquia visual das mensagens verbais; 7. Interpretação do texto, da imagem e do som; 8. Direitos de autor em Design – noções de referência, citação, paródia, plágio, licenças open source, entre outras; 9. Apresentação e comunicacão do projeto de Design; 10. Avaliação do projeto de Design.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outra: 25.0%
Projecto: 75.0%

Bibliografia

Lupton, Ellen & Phillips, Jennifer Cole (2009). Novos Fundamentos do Design. São Paulo, Cosac Naify.

Allen, Brooke (2007). This Mean This, This Means That – A User's Guide to Semiotics. London, Laurence King Publishing.

Vossoughian, Nader (2011). Otto Neurath – The Language of the Global Polis. Rotterdam, NAi Publishers. Kramper, Martin et al (2007). The World of Signs – Communication by Pictographs. Ludwigsburg, AVEdition. Kuwayama, Yasaburo (1989). Trademarks & Symbols of the World – Volume Three – Pictogram & Sign Design. Tokyo, Kashiwashobo.

Shaughnessy, Adrian (2005). How to Be a Graphic Designer Without Losing Your Soul. London, Laurence King Publishing.

Shaughnessy, Adrian (2009). Graphic Design – A users guide. London, Laurence King Publishing.

Heller, Steven & Vienne, Veronique (2003). Citizen Designer: Perspectives on Design Responsability. New York, Allworth Press.

Hollis, Richard (2012). Writings About Graphic Design. Berlin, Occasional Papers.