Metodologia Qualitativa de Investigação Científica
1
2023-2024
02033972
Ciências Sociais e do Comportamento
Português
E-learning
2.0
Obrigatória
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
O curso será lecionado em regime de e-learning. É composto por cinco módulos distintos, sendo que os iniciais remetem para aspetos teóricos e conceptuais, o último remete para a prática da análise qualitativa assistida por computador.
Em cada módulo haverá diferentes atividades de aplicação dos conhecimentos. Será dada especial procedência à metodologia de investigação em torno de elementos textuais (i.e. entrevistas, grupos de discussão, recolhas de imprensa, textos de outras fontes, relatórios, entre outros).
Resultados de Aprendizagem
O objetivo principal deste curso será o de familiarizar os formandos com as abordagens qualitativas de recolha e tratamento de dados. Pretende-se familiarizar os formandos com processos dedutivos e indutivos de classificação e de tratamento de dados qualitativos, ensaiar procedimentos analíticos que possam até conduzir à quantificação de dados qualitativos, distinguindo-os dos procedimentos que visam um tratamento estritamente qualitativo. Serão operacionalizadas várias das tarefas envolvidas nas atividades de investigação qualitativa através do recurso a software, incluindo a própria gestão da informação através de ferramentas inovadoras. Depois de completar esta unidade, o formando estará preparado para desenhar um projeto de investigação que recorra a análise de dados qualitativos. A cada participante será dada a possibilidade de operar com os seus próprios dados.
Estágio(s)
NãoPrograma
Módulo 1. Introdução à Análise de Dados Qualitativos
Módulo 2. Momentos da Análise Qualitativa de Dados
Módulo 3. O Modelo da Análise de Conteúdo ou Análise Categorial
Módulo 4. O modelo da Teoria Ancorada
Módulo 5. Análise de Dados Qualitativos Assistida por Computador.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Paula Abreu Pereira da Silva
Métodos de Avaliação
Avaliação
A avaliação é contínua e sumativa, concretizada a partir da realização de exercícios de aplicação e consolidação, cujo peso na classificação final varia em função do volume de trabalho requerido para cada atividade individualmente. Para obtenção de diploma da Universidade de Coimbra exige-se um mínimo de 10 valores (escala de 1 a 20): 100.0%
Bibliografia
Barbour, Rosaline (2013), Introducing Qualitative Research: A Student’s Guide. London: Sage Publications.
Corbin & Strauss (2008), Basics of Qualitative Research. London: Sage.
Huberman & Miles (Eds.) (2002). The Qualitative Researcher's Companion. London: Sage Publications.
Krippendorf, Klaus (2012), Content Analyses. An Introduction to Its Methodology. London: Sage Publications.
Lewins, Ann; Silver, Christina (2007), Using Software in Qualitative Research: A Step-by-Step Guide. London: Sage Publications.
Neuendorf, Kimberley A. (2002), The content analysis guidebook. London: Sage Publications