Circuitos Eléctricos

Ano
2
Ano lectivo
2019-2020
Código
01000377
Área Científica
Ciências Fundamentais da Electrotecnia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Frequência e aquisição dos conhecimentos ministrados na UC de Laboratório de Eletrotecnia e Circuitos (LEC).Domínio de ferramentas matemáticas apreendidas nas disciplinas de Matemática (Álgebra, Análises Matemática I e II) 

Métodos de Ensino

A disciplina funciona com aulas tipo teórico-práticas com exposição teórica e resolução de problemas de aplicação. Os alunos serão submetidos a um de dois regimes de avaliação: (1) avaliação distribuída de conhecimentos com exame final ou, (2) apenas avaliação por exame final. Avaliação distribuída ao longo do semestre é constituída por três Mini Testes individuais, podendo a sua data de realização não ser comunicada aos alunos (testes surpresa.

A classificação final  obtém-se combinando a classificação do Exame final e a nota de avaliação obtida nos Mini Testes, ou apenas utilizando a classi

Resultados de Aprendizagem

Aprendizagem das técnicas e conceitos de análise de circuitos elétricos.

Consolidar os conhecimentos adquiridos em LEC referente ao uso  das técnicas básicas de análise de circuitos lineares,  essenciais e imprescindíveis para o sucesso em outras unidades curriculares que dela dependam.  Aumentar a capacidade de análise de circuitos elétricos; Aumentar a capacidade de projetar e dimensionar  circuitos simples. 

Estágio(s)

Não

Programa

Topologia de circuitos elétricos e técnicas de análise de circuitos em Corrente Contínua. Capacidade, Indutância e indutância mútua. Análise sinusoidal em regime permanente. Potências em regime sinusoidal.  Compensação do Factor de potência. Análise do fenómeno da ressonância. Circuitos RL, RC e RLC em regime transitório (outros circuitos de 2ªordem). Circuitos polifásicos: trifásicos equilibrados e desiquilibrados. Quadripolos 

Docente(s) responsável(eis)

Jaime Baptista dos Santos

Métodos de Avaliação

Avaliação
Resolução de problemas: 5.0%
Mini Testes: 40.0%
Exame: 55.0%

Bibliografia

Jaime Batista dos Santos  (2016)- ANÁLISE DE CIRCUITOS ELÉCTRICOS, Publindústria, Porto, 2016