Ensino por Pares

Ano
4
Ano lectivo
2022-2023
Código
02033763
Área Científica
Unidades Curriculares Opcionais
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
2.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Os candidatos devem estar disponíveis e motivados para aprender e ensinar aos seus pares da mesma idade ou mais jovens as competências associadas às três grandes áreas de intervenção desta unidade curricular: Introdução à Técnica Cirúrgica, Permeabilização da Via Aérea  e Gestos Clínicos Básicos. Para além dos conhecimentos e preparação técnica obtidos nos anos prévios do curso de Medicina não estão previstos outros conhecimentos de base recomendados. 

Métodos de Ensino

Aulas Teóricas(4T): 1h: introdução aos objetivos, regras gerais de funcionamento e informação sobre a planificação curricular das sessões.3h: Competências Pedagógicas: exposição alternando com momentos de aprendizagem ativa sobre os conteúdos de Aprendizagem Ativa, Role-Modeling e FeedBack;

Aulas Práticas de Simulação(20 PL): os alunos, em pequenos grupos, são ensinados em cada uma das áreas técnicas, atraves do método demonstrativo, seguindo o modelo de 4 etapas de Peyton;

Outras(6O): os alunos demonstram as mesmas técnicas aos seus pares, e o seu desempenho é avaliado pelos docentes.

Resultados de Aprendizagem

Prevê-se que os alunos, em ambiente de simulação, desenvolvam competências em diferentes áreas*:

1.Demonstrar os conhecimentos, aptidões e atitudes necessárias ao desenvolvimento correto das técnicas cirúrgicas selecionadas** e ser capazes de os demonstrar e explicar aos seus pares;

2.Demonstrar os conhecimentos, aptidões e atitudes necessários ao desenvolvimento correto dos procedimentos de permeabilização da via aérea e de oxigenação eficaz** e ser capazes de os demonstrar e explicar aos seus pares;

3.Demonstrar os conhecimentos, aptidões e atitudes necessários ao desenvolvimento correto dos gestos clínicos básicos selecionados** e ser capazes de os demonstrar e explicar aos seus pares;

4.Demonstrar os conhecimentos, aptidões e atitudes necessárias ao desempenho do seu papel como facilitadores da aprendizagem, role-models e agentes de feedback** junto dos seus pares.

*Vd documento anexo, contendo os Objetivos de Aprendizagem específicos, por área.

**Vd "Conteúdos Programáticos"

Estágio(s)

Não

Programa

1.Introdução à Técnica Cirúrgica: Principais Tipos de Anestésicos; Técnica de Assepsia; Diferentes Materiais Cirúrgicos; Téncicas de Sutura ou Encerramento Alternativo de Ferida;

2. Permeabilização da Via Aérea e Ventilação (oxigenação): Metodologia ABCDE; Permeabilidade da via aérea; Técnicas de melhoria da via aérea (posicionamento e instrumentação); Ventilação (oxigenação) - diversas técnicas; uso de VNI

3. Gestos Clínicos Básicos: Sonda Nasogástrica; Sondas Vesicais/Cateteres de Foley; Vias de acesso venoso periférico;

4. Competências Pedagógicas: Aprendizagem Ativa, Role-Modelling e Feedback.

Docente(s) responsável(eis)

Lélita Conceição Santos

Métodos de Avaliação

Avaliação
Observação Direta dos Alunos pelos Docentes, em 3 momentos distintos, a ensinarem cada uma das 3 técnicas aos seus pares, recorrendo a uma checklist/escala de classificação desenvolvida para o efeito: 100.0%

Bibliografia

Back A, Arnold R, Tulsky J. Mastering Communication with Seriously ill Patients. Cambridge University Press; 2012 (livro de consulta, disponível na Biblioteca do S. de Medicina Interna)

 Buckman RA.Breaking bad news: the S-P-I-K-E-S strategy.  Community Oncology. 2005; 2(2): 138-42.

Burgess et all. Medical Students as peer tutors: a systematic review. BMC Medical Education. 2014; 14:115.

Dehn R.W, Asprey D.P. Essential Clinical Procedures. 3rd ed. Saunders Elsevier; 2013 (livro de consulta, disponível na Biblioteca do S. de Medicina Interna)

Dev SP et al. Arterial Puncture for Blood Gas Analysis. N Engl J Med 2011;364:e7

Longtin Y et al. Hand Hygiene. N Engl J Med 2011;364:e24.

Ortega R et al Female Urethral Catheterization. N Engl J Med 2008;358:e15.

Ortega R et al. Peripheral Intravenous Cannulation. N Engl J Med. 2008;359:e26

Thomsen TW et al.  Male Urethral Catheterization. N Engl J Med 2006;354:e22.

Thomsen TW et al.  Nasogastric Intubation. N Engl J Med 2006;354:e16.