Ensino por Pares
4
2017-2018
02033763
Unidades Curriculares Opcionais
Português
Presencial
2.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Os candidatos devem estar disponíveis e motivados para aprender e ensinar aos seus pares da mesma idade ou mais jovens as competências associadas às três grandes áreas de intervenção desta unidade curricular: Introdução à Técnica Cirúrgica, Permeabilização da Via Aérea e Gestos Clínicos Básicos. Para além dos conhecimentos e preparação técnica obtidos nos anos prévios do curso de Medicina não estão previstos outros conhecimentos de base recomendados.
Métodos de Ensino
Aulas Teóricas(4T): 1h: introdução aos objetivos, regras gerais de funcionamento e informação sobre a planificação curricular das sessões.3h: Competências Pedagógicas: exposição alternando com momentos de aprendizagem ativa sobre os conteúdos de Aprendizagem Ativa, Role-Modeling e FeedBack;
Aulas Práticas de Simulação(20 PL): os alunos, em pequenos grupos, são ensinados em cada uma das áreas técnicas, atraves do método demonstrativo, seguindo o modelo de 4 etapas de Peyton;
Outras(6O): os alunos demonstram as mesmas técnicas aos seus pares, e o seu desempenho é avaliado pelos docentes.
Resultados de Aprendizagem
Prevê-se que os alunos, em ambiente de simulação, desenvolvam competências em diferentes áreas*:
1.Demonstrar os conhecimentos, aptidões e atitudes necessárias ao desenvolvimento correto das técnicas cirúrgicas selecionadas** e ser capazes de os demonstrar e explicar aos seus pares;
2.Demonstrar os conhecimentos, aptidões e atitudes necessários ao desenvolvimento correto dos procedimentos de permeabilização da via aérea e de oxigenação eficaz** e ser capazes de os demonstrar e explicar aos seus pares;
3.Demonstrar os conhecimentos, aptidões e atitudes necessários ao desenvolvimento correto dos gestos clínicos básicos selecionados** e ser capazes de os demonstrar e explicar aos seus pares;
4.Demonstrar os conhecimentos, aptidões e atitudes necessárias ao desempenho do seu papel como facilitadores da aprendizagem, role-models e agentes de feedback** junto dos seus pares.
*Vd documento anexo, contendo os Objetivos de Aprendizagem específicos, por área.
**Vd "Conteúdos Programáticos"
Estágio(s)
NãoPrograma
1.Introdução à Técnica Cirúrgica: Principais Tipos de Anestésicos; Técnica de Assepsia; Diferentes Materiais Cirúrgicos; Téncicas de Sutura ou Encerramento Alternativo de Ferida;
2. Permeabilização da Via Aérea e Ventilação (oxigenação): Metodologia ABCDE; Permeabilidade da via aérea; Técnicas de melhoria da via aérea (posicionamento e instrumentação); Ventilação (oxigenação) - diversas técnicas; uso de VNI
3. Gestos Clínicos Básicos: Sonda Nasogástrica; Sondas Vesicais/Cateteres de Foley; Vias de acesso venoso periférico;
4. Competências Pedagógicas: Aprendizagem Ativa, Role-Modelling e Feedback.
Docente(s) responsável(eis)
Lélita Conceição Santos
Métodos de Avaliação
Avaliação
Observação Direta dos Alunos pelos Docentes, em 3 momentos distintos, a ensinarem cada uma das 3 técnicas aos seus pares, recorrendo a uma checklist/escala de classificação desenvolvida para o efeito: 100.0%
Bibliografia
Back A, Arnold R, Tulsky J. Mastering Communication with Seriously ill Patients. Cambridge University Press; 2012 (livro de consulta, disponível na Biblioteca do S. de Medicina Interna)
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Burgess et all. Medical Students as peer tutors: a systematic review. BMC Medical Education. 2014; 14:115.
Dehn R.W, Asprey D.P. Essential Clinical Procedures. 3rd ed. Saunders Elsevier; 2013 (livro de consulta, disponível na Biblioteca do S. de Medicina Interna)
Dev SP et al. Arterial Puncture for Blood Gas Analysis. N Engl J Med 2011;364:e7
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Thomsen TW et al. Male Urethral Catheterization. N Engl J Med 2006;354:e22.
Thomsen TW et al. Nasogastric Intubation. N Engl J Med 2006;354:e16.