Rotações Laboratoriais

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
03019491
Área Científica
Biologia Experimental e Biomedicina
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos de Fisiologia, Anatomia, Bioquímica e Biologia Celular e Molecular ao nível de um 2º ciclo especializado.

Métodos de Ensino

A definir pelos Investigadores responsáveis pelos grupos de investigação onde se realizam as Rotações. Os alunos deverão ser enquadrados num Grupo de Investigação de acordo com as instruções do seu responsável, participando do trabalho prático e de manutenção, de reuniões de discussão de trabalhos, etc.

Resultados de Aprendizagem

O aluno deverá ser capaz de se inserir em grupos de investigação (à sua escolha), tomando contacto com o dia-a-dia da investigação concreta em termos de problemas, metodologias, linguagens, relações interpessoais, planeamento de experiências e avaliação crítica de resultados obtidos, seminários etc. Deverá igualmente tomar contacto com a realidade concreta da investigação, sendo capaz de avaliar criticamente a razoabilidade e exequibilidade de diferentes projetos e prazos.

Estágio(s)

Não

Programa

Esta unidade curricular visa introduzir aos alunos ao ambiente laboratorial, alertando-os para diversos aspectos relacionados com o dia-a-dia de investigação científica de ponta, desde planeamento de experiências e discussão de resultados, passando por considerações organizacionais e financeiras. Durante a Unidade Curricular os alunos deverão frequentar Laboratórios de Investigação, tomando conhecimento com o trabalho aí desenvolvido.

Todos os docentes estão habilitados a participar na docência mas cada aluno fará um percurso próprio.

Docente(s) responsável(eis)

Paulo Jorge Gouveia Simões da Silva Oliveira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 100.0%

Bibliografia

Publicações científicas selecionadas a fornecer pelos Investigadores responsáveis pelos grupos de investigação onde se realizam as Rotações

Selected recent publications in International Scientific Journals, which will be provided initially by individual supervisors.