Biologia Experimental e Biomedicina I

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
03019480
Área Científica
Biologia Experimental e Biomedicina
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos de Fisiologia, Anatomia, Bioquímica e Biologia Celular e Molecular ao nível de um 2º ciclo especializado.

Métodos de Ensino

Aulas magistrais, discussão de artigos, exercícios individuais e em grupo, elaboração e discussão de projectos científicos nas diferentes áreas tratadas nas aulas. Avaliação contínua modular, com diversos tipologias, de acordo com os professores de cada módulo.

Resultados de Aprendizagem

Com esta unidade pretende-se que os alunos adquiram e aprofundem competências em termos de pesquisa e aprendizagem autónomas no conhecimento científico de ponta, sejam capazes de se adaptar a novas situações resultantes da multiplicidade inter e transdisciplinar de cursos avançados, áreas científicas abordadas e estilos de docência, e possam deste modo tornar-se proficientes na resolução de problemas nas várias linguagens especializadas que compõem a área. Enquanto Biologia Celular e Molecular fornece formação mais propedêutica, nesta unidade curricular será dada particular atenção a investigação de natureza fundamental, por oposição a BEBII, que terá uma natureza mais abertamente translacional. Um objectivo importante é dar a conhecer diferentes áreas nas quais os alunos poderão vir a realizar o seu Projeto de Tese.

Estágio(s)

Não

Programa

Esta Unidade Curricular fornece aos alunos conhecimentos de ponta de Biologia Experimental e Biomedicina. Neste Unidade prestar-se-á particular atenção à investigação básica nas diferentes áreas que compõem a Biologia Experimental e Biomedicina, incluindo a utilização de modelos celulares e animais a diversos níveis, o desenvolvimento de novos alvos e estratégias terapêuticas, ou a avaliação de diversos tipos de parâmetros passíveis de utilização em diagnóstico e biomonitorização do ponto de vista celular, bioquímico e molecular.A organização proposta é uma organização modular assente em vários cursos avançados de 3-10 dias nos quais participam rotativamente todos os docentes, bem como investigadores estrangeiros convidados.

Docente(s) responsável(eis)

Ricardo Jorge de Alves Rodrigues

Métodos de Avaliação

Avaliação
Resolução de problemas: 50.0%
Trabalho de síntese: 50.0%

Bibliografia

Publicações científicas selecionadas, que variarão consoante a área e o avanço do conhecimento. Dada a natureza do Programa a bibliografia será composta sobretudo por artigos, já que não existem livros de texto adequados a este nível de ensino.

Selected recent publications in International Scientific Journals, which will change yearly according to advances in the field, and with emerging discoveries.