Biologia Celular e Molecular

Ano
1
Ano lectivo
2020-2021
Código
03019474
Área Científica
Biologia Experimental e Biomedicina
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos de Fisiologia, Anatomia, Bioquímica e Biologia Celular e Molecular ao nível de um 2º ciclo especializado.

Métodos de Ensino

Aulas magistrais, discussão de artigos, exercícios individuais e em grupo, elaboração e discussão de projetos científicos nas diferentes áreas tratadas nas aulas. Avaliação contínua modular, com diversos tipologias, de acordo com os professores de cada módulo.

Resultados de Aprendizagem

Com esta Unidade pretende-se que os alunos com menor formação anterior nesta área adquiram conhecimentos básicos essenciais em Biologia Celular e Molecular avançada, bem como noutros aspetos relevantes (Estatística, Comunicação). Pretende-se ainda incutir em todos os alunos a capacidade de pesquisa, de avaliar e tratar dados usando como base artigos científicos recém-publicados, trabalhar e comunicar em grupo, sobretudo em inglês, e a trabalhar relações interpessoais.

Estágio(s)

Não

Programa

Esta unidade curricular visa fornecer os conceitos gerais sobre a organização celular e molecular bem como métodos de pesquisa, avaliação, processamento e apresentação de informação científica nesta área. Abordar-se-ão igualmente os fundamentos e limitações das técnicas laboratoriais mais utilizadas, bem com os desenvolvimentos técnicos e conceptuais emergentes. Estas valências de base serão fundamentais para as unidades de Biologia Experimental e Biomedicina I e II.

A organização proposta é uma organização modular assente em vários cursos avançados de 3-10 dias nos quais participam rotativamente todos os docentes, bem como investigadores estrangeiros convidados. O professor responsável centralizará a organização e a recolha das classificações obtidas nos diferentes módulos.

Docente(s) responsável(eis)

Luísa Maria Oliveira Pinheiro Leitão Cortes

Métodos de Avaliação

Avaliação
Mini Testes: 20.0%
Trabalho de síntese: 30.0%
Resolução de problemas: 50.0%

Bibliografia

Publicações científicas selecionadas, que variarão consoante a área e o avanço do conhecimento. Dada a natureza do Programa a bibliografia será composta sobretudo por artigos, já que não existem livros de texto adequados a este nível de ensino.

Selected recent publications in International Scientific Journals, which will change yearly according to advances in the field, and with emerging discoveries.