Seminário de Formação em Ensino de PLELS

Ano
2
Ano lectivo
2019-2020
Código
02033726
Área Científica
Metodologias
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

1. Serão admitidos ao Programa de Iniciação à Prática Profissional, de que a unidade curricular faz parte, os/as estudantes que tenham concluído, com aproveitamento, todas as uc do 1º ano do ciclo de estudos em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS).

2. Os/As estudantes referidos no número anterior que não tenham o português como língua materna apenas serão admitidos ao Programa de Iniciação à Prática Profissional mediante prova de que obtiveram, há menos de três anos, aprovação no Diploma Universitário de Português Língua Estrangeira (DUPLE), correspondente ao nível C2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.

Métodos de Ensino

Os tópicos do programa são tratados tendo em vista a resolução de problemas práticos apresentados quer pelos/as estudantes, quer pelos/as docentes, decorrentes das atividades desenvolvidas no Estágio Pedagógico.

Resultados de Aprendizagem

A uc integra o Programa de Iniciação à Prática Profissional do 2º ciclo em PLELS.

O Seminário constitui um espaço de apresentação e de discussão, empírica e teoricamente fundamentada, de problemas práticos surgidos no âmbito do Estágio Pedagógico, permitindo aos/às estudantes extrair o máximo benefício das atividades nele desenvolvidas, i.e.:

a.         a observação de aulas ministradas por docentes experientes;

b.         a lecionação de aulas com supervisão;

c.         a participação em atividades de avaliação de estudantes;

d.         a planificação de aulas e preparação de materiais instrucionais.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Plano de formação individual (PIF)

2. Planificação de atividades pedagógicas

a. Objetivos comunicativos e pragmáticos

i. Comunicação Oral

ii. Comunicação Escrita

b. Conteúdos gramaticais

c. Léxico

3. Desenho de materiais instrucionais

a. Objetivos pedagógicos

b. Tipos de materiais: suportes tradicionais e tecnologias digitais

4. Avaliação

Docente(s) responsável(eis)

Isabel Maria de Almeida Santos

Métodos de Avaliação

Avaliação
Portefólio: 50.0%
Resolução de problemas: 50.0%

Bibliografia

Ellis, R. (2012) Language teaching research and language pedagogy. Malden, MA: John Wiley & Sons.

Hinkel, E. (2007). Handbook of Research in Second Language Teaching and Learning. New York: Routledge.

Hughes, A. (2011).Testing for language teachers, 2nd ed. Cambridge: Cambridge University Press.

Kumaravadivelu, B. (2009) Understanding language teaching: from method to post-method. New York: Routledge.

Nation, I.S. P. (2006). Learning vocabulary in another language. Cambridge: University Press.

Richards, J. C. & Rodgers, T. S. (2003) Approaches and methods in language teaching, 2nd ed. Cambridge: University Press.

Taylor, L. (2011). Examining speaking: research and practice in assessing second language speaking. Cambridge : Cambridge University Press.

Tomlinson, B. (2013). Applied linguistics and materials development. London/New York: Bloomsbury Academic.