Estágio Pedagógico e Relatório

Ano
2
Ano lectivo
2021-2022
Código
02033709
Área Científica
Linguística
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
50.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

1. Serão admitidos ao Programa de Iniciação à Prática Profissional, de que a unidade curricular faz parte, os/as estudantes que tenham concluído, com aproveitamento, todas as uc do 1º ano do ciclo de estudos em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS).

2. Os/As estudantes referidos no número anterior que não tenham o português como língua materna apenas serão admitidos ao Programa de Iniciação à Prática Profissional mediante prova de que obtiveram, há menos de três anos, aprovação no Diploma Universitário de Português Língua Estrangeira (DUPLE), correspondente ao nível C2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.

Métodos de Ensino

Orientação de trabalho prático realizado individualmente e em grupos, por um/a docente experiente no ensino de PLELS.

Supervisão do trabalho de investigação individual, com vista à elaboração do Relatório.

Resultados de Aprendizagem

A uc integra o Programa de Iniciação à Prática Profissional do 2º ciclo em PLELS.

No âmbito da componente de Estágio Pedagógico, o/a estudante deve:

a.         observar aulas ministradas por docentes experientes;

b.         lecionar aulas com supervisão;

c.         participar em atividades de avaliação de estudantes;

d.         planificar aulas e preparar materiais instrucionais.

No âmbito da componente de Relatório, espera-se que o/a estudante desenvolva um trabalho de caráter individual que deve incluir duas componentes: (i) o estudo de uma temática com relevância científico-didática para a área do PLELS e (ii) uma caracterização e análise fundamentada das atividades realizadas durante o Estágio Pedagógico com relevância para a temática selecionada.

Estágio(s)

Sim

Programa

Os conteudos programáticos são individais e correspondem ao que ficará determinado no Plano Individual de Formação (PIF) de cada estudante, a elaborar no âmbito do Seminário de Formação em Ensino de PLELS.

Docente(s) responsável(eis)

Cristina dos Santos Pereira Martins

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação: 50.0%
Estágio Pedagógico: 50.0%

Bibliografia

De acordo com os temas a desenvolver pelos alunos nos respetivos relatórios. |The bibliography varies according to the topics chosen by students for their reports.