Humanismo Renascentista
1
2024-2025
02033692
Cultura Clássica
Português
Inglês
B-learning
Semestral
10.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Seminário.
Breves sínteses apresentadas pelo docente como enquadramento de cada módulo e como preparação para a leitura da bibliografia.
Recensões críticas e relatórios de leitura da bibliografia da especialidade para serem apresentadas oralmente pelos alunos, tendo em vista o desenvolvimento do debate académico.
Leitura e análise de obras de humanistas escolhidos, à luz dos novos estudos neolatinos.
Trabalhos práticos de leitura, fixação de textos do Humanismo e sua introdução, de acordo com distribuição feita pela docente e tendo em conta as opções do aluno.
Resultados de Aprendizagem
Introduzir o aluno nos Estudos Neolatinos e na sua interdisciplinaridade. Conhecer o fenómeno do Humanismo em Portugal num período fundamental da consolidação da cultura ocidental. Identificar as linhas de continuidade do Humanismo Português com o Humanismo Europeu bem como as suas especificidades. Identificar os seus mecenas e agentes, bem como a sua produção literária e intelectual, maioritariamente aquela produzida em língua latina, quer em livro antigo quer em manuscrito. Familiarizar o aluno com a riqueza e a diversidade das fontes históricas neolatinas (literárias, filosóficas, científicas, artísticas, teológicas, jurídicas), fontes essas menos visitadas pelos estudos da Cultura Portuguesa. Após completar a unidade curricular o aluno deverá estar apto a proceder à transcrição, fixação do texto, edição (e eventualmente tradução, se tiver conhecimentos de língua latina) e estudo científico de textos do Humanismo Renascentista em Portugal.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. O fenómeno do Humanismo em Portugal e na Europa. Natureza do Humanismo Português
2. Retratos de humanistas. Humanismo latino do Ocidente às Índias. Humanismo no cruzamento de culturas
3. A Universidade de Coimbra e o Real Colégio das Artes, centro de difusão do Humanismo
3. Os colégios dos Jesuítas e o ensino do Humanismo: A Ratio Studiorum e a primeira rede escolar global
5. Atividade maior do Humanismo: a sua produção literária e intelectual.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 20.0%
Relatórios de Leitura: 20.0%
Relatório de seminário ou visita de estudo: 20.0%
Trabalho de investigação: 40.0%
Bibliografia
Ford, P, Bloemendal J. and Fantazzi, C. (Eds), Brill's encyclopaedia of the Neo-Latin world. [Vol. 1]: Macropaedia, 919 p. [vol. 2]: Micropaedia, Leiden - Boston : Brill, 2014.
AA.VV. Latineuropa. Latim e cultura neolatina no processo de construção da identidade europeia. Coimbra, 2008;
Ratio Studiorum da Companhia de Jesus (1599): Regime Escolar e Plano de Estudos.Braga, Axioma, 2018;
Soares, Nair de N. Castro, Mostras de Sentido no Fluir do Tempo. Estudos de Humanismo e Renascimento. Coimbra: IUC, 2018;
M. Miranda, "A Ratio Studiorum e o desenvolvimento de uma cultura escolar na Europa moderna” Humanitas 63 (2011) 473-491;
Miranda, M., Miguel Venegas and the Earliest Jesuit Theater. Leiden:Brill, 2019.
O’Malley, John W., (Ed), The Jesuits: Cultures, Sciences and the Arts, 1540-1775, vol 1-2. Toronto, 2006
Ramalho, A.C, Para a História do Humanismo em Portugal. vols 1-5. 1988-2013
IDEM, "Humanismo em Portugal" in Dicionario. de Hist Relig. em Port. Lisboa, vol1: 375-380.