Humanismo Renascentista
1
2018-2019
02033692
Cultura Humanísta
Português
B-learning
Semestral
10.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Exposição e análise teórica dos conteúdos; Leituras e análise crítica das fontes do humanismo neolatino através de textos traduzidos. Os alunos são convidados a participar ativamente nos debates em classe.
O seminário funcionará em avaliação contínua. A avaliação final resultará dos seguintes elementos:
a) intervenções orais e escritas colhidas nas sessões à distância, através do recurso a uma plataforma de e-learning;
b) participação nas discussões e apresentação de pequenos trabalhos nas sessões presenciais;
c) realização de um trabalho final escrito, realizado sob orientação do docente.
Resultados de Aprendizagem
A inscrição da Universidade de Coimbra na Lista do Património Mundial da UNESCO convoca à redescoberta do riquíssimo património cultural ligado ao Colégio das Artes, aos autores e às obras que projetaram a Universidade de Coimbra no mundo.
Com este seminário pretende-se dar a conhecer o fenómeno do Humanismo literário e intelectual que inaugurou a era Moderna, num período fundamental de consolidação da cultura europeia. O seminário de HR tem por objetivo identificar a produção cultural humanística neolatina, bem como os principais agentes e mecenas, responsáveis pelo primeiro grande encontro de culturas que fez dos quatro continentes um só espaço.
O aluno apercebe-se assim da riqueza interdisciplinar das fontes históricas neolatinas e do seu enorme proveito, quer para o conhecimento de figuras maiores da cultura portuguesa e europeia, quer para o estudo das relações destas com as culturas do Novo Mundo, desde o Brasil à Índia e ao Japão.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. O fenómeno do Humanismo em Portugal e na Europa. Natureza do Humanismo Português
2. Retratos de humanistas. Humanismo latino do Ocidente às Índias. Humanismo no cruzamento de culturas
3. Os colégios dos Jesuítas e o ensino do Humanismo em Portugal, na Europa e no Novo Mundo. O papel do Real Colégio das Artes da Universidade de Coimbra no mundo
4. A primeira rede escolar global: A Ratio Studiorum, um novo estilo internacional de educar
5. Atividade maior do Humanismo: a sua produção literária e intelectual
6. Cosmopolitismo do Humanismo Português. Os descobrimentos portugueses nas fontes neolatinas.
Docente(s) responsável(eis)
Carlota Maria Lopes de Miranda Urbano
Métodos de Avaliação
Avaliação contínua
Trabalho de síntese: 40.0%
Trabalho de investigação: 60.0%
Bibliografia
AA. VV., Humanismo Português na Época dos Descobrimentos. Coimbra: 1993;
AA.VV. Latineuropa. Latim e cultura neolatina no processo de construção da identidade europeia. Coimbra, 2008, 380 pp;
Código Pedagógico dos Jesuítas. Ratio Studiorum da Companhia de Jesus – Regime escolar e Curriculum de estudos. Lisboa, Esfera do Caos, 2009, pp. 290;
Feingold, M. (Ed.), Jesuit Science and the Republic of Letters), The MIT Press (Massachusetts Institute of Tech¬nology), 2003;
M. Miranda “A Ratio Studiorum e o desenvolvimento de uma cultura escolar na Europa moderna” Humanitas 63 (2011) 473-491;
____, “As Artes do Real Colégio das Artes. Entre a sua matriz e outra” Biblos n.s. 9 (2011) 11-31;
____, Teatro nos Colégios dos Jesuítas. Lisboa, FCG, 2006;
O’Malley, John W., (Ed), The Jesuits: Cultures, Sciences, and the Arts, 1540-1773, Vols. 1 e 2 Univ. of Toronto Press, 2006
Ramalho, A. C., “Humanismo em Portugal” in Dicionário de Hist.religiosa em Portugal. Lisboa, 2000:1. pp. 375-380