Culturas Grega e Latina

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02033681
Área Científica
Cultura Clássica
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
B-learning
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Seminário. Sínteses introdutórias ou conclusivas a cargo do docente. Incentivo à discussão regular das abordagens dos diferentes módulos propostas pelos participantes no curso.

Resultados de Aprendizagem

O objetivo primacial é dotar os/as estudantes de conhecimentos referentes à experiência grega e romana de eros e amor, expressa na lírica, visando a sua compreensão como um conjunto de metáforas que seriam mais recuperadas pela lírica ocidental. No final do seminário, os/as estudantes deverão ser capazes de:

- Enquadrar a experiência e a sua expressão no contexto cultural correspondente e específico;

- Observar como os Antigos entenderam philia/amicitia, na sua dimensão pessoal e política;

- Perceber o modo como a Filosofia grega trabalha eros e philia, enquadrados por Platão num contexto metafísico, de modo a entender o Neoplatonismo de Agostinho;

- Estar aptos a ganharem uma perspectiva sobre as raízes de futura expressão poética erótica, mas também de um filão diverso, proveniente do Neoplatonismo.

Estágio(s)

Não

Programa

Amor e amizade na Cultura Grega e na Cultura Latina

I-Cultura Grega:

1-A violência de eros e a sua expressão na lírica:Anacreonte, Íbico, Safo.

2-Eros trágico: implicações políticas da paixão:Sófocles, Traquínias; Eurípides, Hipólito.

3-A dimensão universal de eros/philia na filosofia pré-socrática;

4-Eros e philia no contexto da filosofia platónica -O Banquete: a comunidade para o aperfeiçoamento; em busca do supremo Bem.

II-Cultura Latina:

1- Amor, amicitia  e virtus estóica: leituras de Cícero e Séneca.

2- Amor e império: o destino, entre Dido e Eneias.

3- Amor e conhecimento: neoplatonismo de Stº Agostinho.

Docente(s) responsável(eis)

Paulo Sérgio Margarido Ferreira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 40.0%
Trabalho de investigação: 60.0%

Bibliografia

I.

Dodds, E.R. (1965), Pagan and Christian in an Age of Anxiety, Cambridge.

Fialho, M.C. (2002), "Vivência e expressão de eros em Sófocles, As Traquínias" Humanitas 54, 49-62.

Hunter, R.L. (2004), Plato's Symposium, Oxford.

Mastronarde, D.J. (2010), The Art of Euripides, Cambridge.

Silva, M.F.S. (2005), Ensaios sobre Eurípides, Lisboa.

II.

Farrell, J. & Putnam, M. (2014), A Companion to Vergil's Aeneid and its Tradition, Oxford.

Lane Fox, R. (2015), Augustine: Conversions and Confessions, London.

Traduções:

CÍCERO, A amizade.  Introd., versão do latim e notas de Sebastião Tavares de Pinho, 1993.

SÉNECA, Cartas a Lucílio. Tradução, prefácio e notas de J. A. Segurado Campos. Lisboa, 1991.

AGOSTINHO, Confissões. Tradução e notas de A. do Espírito Santo, J. Beato e C. Pimentel; introdução de M. Freitas, Lisboa, 2001.

VIRGÍLIO, Eneida. Tradução de C.A. André, Lisboa, 2020.