Culturas Grega e Latina
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2022-2023
02033681
Cultura Clássica
Português
Inglês
B-learning
Semestral
10.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Seminário. Sínteses introdutórias ou conclusivas a cargo do docente. Incentivo à discussão regular das abordagens dos diferentes módulos propostas pelos participantes no curso.
Resultados de Aprendizagem
O objetivo primacial é dotar os/as estudantes de conhecimentos referentes à experiência grega e romana de eros e amor, expressa na lírica, visando a sua compreensão como um conjunto de metáforas que seriam mais recuperadas pela lírica ocidental. No final do seminário, os/as estudantes deverão ser capazes de:
- Enquadrar a experiência e a sua expressão no contexto cultural correspondente e específico;
- Observar como os Antigos entenderam philia/amicitia, na sua dimensão pessoal e política;
- Perceber o modo como a Filosofia grega trabalha eros e philia, enquadrados por Platão num contexto metafísico, de modo a entender o Neoplatonismo de Agostinho;
- Estar aptos a ganharem uma perspectiva sobre as raízes de futura expressão poética erótica, mas também de um filão diverso, proveniente do Neoplatonismo.
Estágio(s)
NãoPrograma
Amor e amizade na Cultura Grega e na Cultura Latina
I-Cultura Grega:
1-A violência de eros e a sua expressão na lírica:Anacreonte, Íbico, Safo.
2-Eros trágico: implicações políticas da paixão:Sófocles, Traquínias; Eurípides, Hipólito.
3-A dimensão universal de eros/philia na filosofia pré-socrática;
4-Eros e philia no contexto da filosofia platónica -O Banquete: a comunidade para o aperfeiçoamento; em busca do supremo Bem.
II-Cultura Latina:
1- Amor, amicitia e virtus estóica: leituras de Cícero e Séneca.
2- Amor e império: o destino, entre Dido e Eneias.
3- Amor e conhecimento: neoplatonismo de Stº Agostinho.
Docente(s) responsável(eis)
Paulo Sérgio Margarido Ferreira
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 40.0%
Trabalho de investigação: 60.0%
Bibliografia
I.
Dodds, E.R. (1965), Pagan and Christian in an Age of Anxiety, Cambridge.
Fialho, M.C. (2002), "Vivência e expressão de eros em Sófocles, As Traquínias" Humanitas 54, 49-62.
Hunter, R.L. (2004), Plato's Symposium, Oxford.
Mastronarde, D.J. (2010), The Art of Euripides, Cambridge.
Silva, M.F.S. (2005), Ensaios sobre Eurípides, Lisboa.
II.
Farrell, J. & Putnam, M. (2014), A Companion to Vergil's Aeneid and its Tradition, Oxford.
Lane Fox, R. (2015), Augustine: Conversions and Confessions, London.
Traduções:
CÍCERO, A amizade. Introd., versão do latim e notas de Sebastião Tavares de Pinho, 1993.
SÉNECA, Cartas a Lucílio. Tradução, prefácio e notas de J. A. Segurado Campos. Lisboa, 1991.
AGOSTINHO, Confissões. Tradução e notas de A. do Espírito Santo, J. Beato e C. Pimentel; introdução de M. Freitas, Lisboa, 2001.
VIRGÍLIO, Eneida. Tradução de C.A. André, Lisboa, 2020.