Tradição Clássica Moderna e Contemporânea
1
2019-2020
02033670
Cultura Clássica
Português
B-learning
Semestral
10.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Licenciatura em Letras. Alguns conhecimentos na área da Teoria da Literatura, da Literatura Grega. Competência na leitura do francês e do inglês.
Métodos de Ensino
Seminário. Sínteses introdutórias ou conclusivas a cargo do docente. Incentivo à discussão regular das abordagens dos diferentes módulos propostas pelos participantes no curso.
Resultados de Aprendizagem
Reflexão global sobre a presença da Cultura Clássica em diversas formas de expressão da moderna cultura ocidental.
- O mito e a sua vitalidade na expressão dos traços essenciais na natureza humana, no estabelecimento social das comunidades, nas suas manifestações intelectuais.
- Preparar os estudantes para uma leitura crítica das recriações / reescritas de temas de raiz clássica.
- Consciencializá-los para os sucessivos cruzamentos interculturais realizados sobre a tradição clássica.
- Focagem particular na tradição de expressão portuguesa, espanhola, francesa e brasileira.
Estágio(s)
NãoPrograma
I-Introdução
‘Traditio’ e ‘traductio’. Memória cultural e identidade.Tradição, crítica e crise.Redescoberta e releitura.O IdealismoAlemão. A Hermenêutica do séc XX – ‘ler os Gregos de modo mais grego’. Modernidade,fundamentalismo e errância
II- Mitos/motivos clássicos no imaginário ocidental:
1. - O herói épico e o anti-épico no contexto contemporâneo:Manuel Alegre
2. - O mito da Grécia — idealização neoclássica e mediação idealista
a) Romantismo e Grécia utópica. Viagens à Grécia. As ruínas. A Antiguidade na poesia contemporânea:diálogo matricial e utopização do passado
3. - No romance e no conto:Vergílio Ferreira, F. Pais Brandão / Mário de Carvalho, Lobo Antunes
4. - Em versão dramática-texto e espectáculo
Modelos trágicos: Antígona (Cocteau, Anouilh, Zambrano, Sérgio, António Pedro, J. Dantas, J. Castro Osório, Hélia Correia, E. Dionísio); Medeia (Anouilh, Hélia Correia, Mário Cláudio, Medeia em Camariñas, Gota d'Água)
Modelo cómicos: António José da Silva, Augusto Boal, Suassuna
Docente(s) responsável(eis)
Maria de Fátima de Sousa e Silva
Métodos de Avaliação
Avaliação contínua
Trabalho de síntese: 40.0%
Trabalho de investigação: 60.0%
Bibliografia
H. ARENDT,Entre o Passado e o Futuro,Lisboa 2006
T.CARVALHO, Epopeia e Anti-epopeia. De Virgílio a Manuel Alegre,Coimbra 2008
R. M. COUTO, ‘Subsídios para uma leitura orientada do conto A inaudita guerra da Avenida Gago Coutinho’,Máthesis12 2003 313-325
P. E. EASTERLING — B. M. W. KNOX, The Cambridge History of Classical Literature. I. 2. Greek Drama,Cambridge 1989
M.C.FIALHO,'Vergílio Ferreira e a Antiguidade Clássica' in: A literatura clássica ou os clássicos na literatura, Lisboa 2012,197-206
C. MORAIS(ed), Máscaras portuguesas de Antígona,Aveiro2001
MH ROCHA PEREIRA,Novos Ensaios sobre Temas Clássicos na Poesia Portuguesa Lisboa1988
M. F. SILVA, ‘Uma ‘tradução’ livre de Sófocles: Antigone de Jean Anouilh': Aletria 2009, 177-189
M. F. SILVA (ed.), Ensaios sobre Mário de Carvalho, Coimbra 2012
O. SILVESTRE, ‘Mário de Carvalho:revolução e contra-revolução ou um passo atrás e dois à frente’, ColóquioLetras 147/148, 1998,209-229
O. TAPLIN, Greek tragedy in action,Berkeley 1978