Tradição Clássica Moderna e Contemporânea

Ano
1
Ano lectivo
2018-2019
Código
02033670
Área Científica
Cultura Clássica
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
B-learning
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Licenciatura em Letras. Alguns conhecimentos na área da Teoria da Literatura, da Literatura Grega. Competência na leitura do francês e do inglês.

Métodos de Ensino

Seminário. Sínteses introdutórias ou conclusivas a cargo do docente. Incentivo à discussão regular das abordagens dos diferentes módulos propostas pelos participantes no curso.

Resultados de Aprendizagem

Reflexão global sobre a presença da Cultura Clássica em diversas formas de expressão da moderna cultura ocidental.

- O mito e a sua vitalidade na expressão dos traços essenciais na natureza humana, no estabelecimento social das comunidades, nas suas manifestações intelectuais.

- Preparar os estudantes para uma leitura crítica das recriações / reescritas de temas de raiz clássica.

- Consciencializá-los para os sucessivos cruzamentos interculturais realizados sobre a tradição clássica.

- Focagem particular na tradição de expressão portuguesa, espanhola, francesa e brasileira.

Estágio(s)

Não

Programa

I-Introdução

‘Traditio’ e ‘traductio’. Memória cultural e identidade.Tradição, crítica e crise.Redescoberta e releitura.O IdealismoAlemão. A Hermenêutica do séc XX – ‘ler os Gregos de modo mais grego’. Modernidade,fundamentalismo e errância

II- Mitos/motivos clássicos no imaginário ocidental:

1. - O herói épico e o anti-épico no contexto contemporâneo:Manuel Alegre

2. - O mito da Grécia — idealização neoclássica e mediação idealista

a) Romantismo e Grécia utópica. Viagens à Grécia. As ruínas. A Antiguidade na poesia contemporânea:diálogo matricial e utopização do passado

3. - No romance e no conto:Vergílio Ferreira, F. Pais Brandão / Mário de Carvalho, Lobo Antunes

4. - Em versão  dramática-texto e espectáculo

Modelos trágicos: Antígona (Cocteau, Anouilh, Zambrano, Sérgio, António Pedro, J. Dantas, J. Castro Osório, Hélia Correia, E. Dionísio); Medeia (Anouilh, Hélia Correia, Mário Cláudio, Medeia em Camariñas, Gota d'Água)

Modelo cómicos: António José da Silva, Augusto Boal, Suassuna

Docente(s) responsável(eis)

Maria de Fátima de Sousa e Silva

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
Trabalho de síntese: 40.0%
Trabalho de investigação: 60.0%

Bibliografia

 

H. ARENDT,Entre o Passado e o Futuro,Lisboa 2006

T.CARVALHO, Epopeia e Anti-epopeia. De Virgílio a Manuel Alegre,Coimbra 2008

R. M. COUTO, ‘Subsídios para uma leitura orientada do conto A inaudita guerra da Avenida Gago Coutinho’,Máthesis12 2003 313-325

P. E. EASTERLING — B. M. W. KNOX, The Cambridge History of Classical Literature. I. 2. Greek Drama,Cambridge 1989

M.C.FIALHO,'Vergílio Ferreira e a Antiguidade Clássica' in: A literatura clássica ou os clássicos na literatura, Lisboa 2012,197-206

C. MORAIS(ed), Máscaras portuguesas de Antígona,Aveiro2001

MH ROCHA PEREIRA,Novos Ensaios sobre Temas Clássicos na Poesia Portuguesa Lisboa1988

M. F. SILVA, ‘Uma ‘tradução’ livre de Sófocles: Antigone de Jean Anouilh': Aletria 2009, 177-189

M. F. SILVA (ed.), Ensaios sobre Mário de Carvalho, Coimbra 2012

O. SILVESTRE, ‘Mário de Carvalho:revolução e contra-revolução ou um passo atrás e dois à frente’, ColóquioLetras 147/148, 1998,209-229

O. TAPLIN, Greek tragedy in action,Berkeley 1978