Metodologia da Leitura Literária
1
2022-2023
02033653
Didáctica
Português
Presencial
Semestral
10.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Familiaridade com a linguagem dos estudos literários, designadamente no domínio da análise do texto literário. Competências de leitura crítica e de escrita académica. Destrezas técnicas no tratamento da informação. Capacidade de argumentação.
Métodos de Ensino
Exposição teórica, trabalhos de natureza aplicada, análise de materiais didáticos.
Resultados de Aprendizagem
Com esta unidade curricular os estudantes deverão situar historicamente os estudos na área da Metodologia da Leitura Literária, compreender e descrever modelos teóricos de leitura e estruturar alternativas didáticas e metodológicas de abordagem do texto literário em contexto escolar.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. A escolarização da leitura literária: problemas e contextos.
2. A estrutura, o processo e a didática da leitura.
3. Modelos teóricos de leitura: modelos discursivos, semiológicos e cognitivos.
4. Ensaios de alternativas didáticas e metodológicas para a prática pedagógica nos ensinos básico, secundário e superior.
Docente(s) responsável(eis)
José Augusto Cardoso Bernardes
Métodos de Avaliação
Avaliação
Relatório de seminário ou visita de estudo: 30.0%
Trabalho de investigação: 30.0%
Trabalho de síntese: 40.0%
Bibliografia
BERNARDES, J. & MATEUS, R. (2013). A literatura e o ensino do Português.Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos.
BERNARDES, J. (2005). Como abordar…A literatura no ensino secundário: outros caminhos. Porto: Areal Editores.
COLOMER, T. (2004). Andar entre livros. A leitura literária na escola. São Paulo: Editora Global. COSSON, R. (2009). Letramento literário. Teoria e prática. São Paulo: Contexto.
GIASSON, J. (2007). La compréhension en lecture. Pratiques pédagogiques. 3.ª ed. Bruxelas: De Boeck. KLEIMAN, A. (1989). Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Pontes.
MELLO, C. (1998). O Ensino da Literatura e a problemática dos géneros literários, Coimbra: Almedina.
SOLÉ, I. (1998). Estrategias de lectura. 8ª ed. Barcelona: Graó Editorial.