Metodologia da Leitura Literária

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02033653
Área Científica
Didáctica
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Familiaridade com a linguagem dos estudos literários, designadamente no domínio da análise do texto literário. Competências de leitura crítica e de escrita académica. Destrezas técnicas no tratamento da informação. Capacidade de argumentação.

Métodos de Ensino

Exposição teórica, trabalhos de natureza aplicada, análise de materiais didáticos.

Resultados de Aprendizagem

Com esta unidade curricular os estudantes deverão situar historicamente os estudos na área da Metodologia da Leitura Literária, compreender e descrever modelos teóricos de leitura e estruturar alternativas didáticas e metodológicas de abordagem do texto literário em contexto escolar.

Estágio(s)

Não

Programa

1. A escolarização da leitura literária: problemas e  contextos.

2. A estrutura, o processo e a didática da leitura.

3. Modelos teóricos de leitura: modelos discursivos, semiológicos e  cognitivos.

4. Ensaios de alternativas didáticas e metodológicas para a prática pedagógica nos ensinos básico, secundário e superior.

Docente(s) responsável(eis)

José Augusto Cardoso Bernardes

Métodos de Avaliação

Avaliação
Relatório de seminário ou visita de estudo: 30.0%
Trabalho de investigação: 30.0%
Trabalho de síntese: 40.0%

Bibliografia

BERNARDES, J. & MATEUS, R. (2013). A literatura e o ensino do Português.Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos.

BERNARDES, J. (2005). Como abordar…A literatura no ensino secundário: outros caminhos. Porto: Areal Editores.

COLOMER, T. (2004). Andar entre livros. A leitura literária na escola. São Paulo: Editora Global. COSSON, R. (2009). Letramento literário. Teoria e prática. São Paulo:  Contexto.

GIASSON, J. (2007). La compréhension en lecture. Pratiques pédagogiques. 3.ª ed. Bruxelas: De Boeck. KLEIMAN, A. (1989). Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas:  Pontes.

MELLO, C. (1998). O Ensino da Literatura e a problemática dos géneros literários, Coimbra: Almedina.

SOLÉ, I. (1998). Estrategias de lectura. 8ª ed. Barcelona: Graó Editorial.