Didáctica da Biologia I
1
2018-2019
02001581
Didáticas Específicas
Português
Presencial
Semestral
7.5
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Sem pré-requisitos.
Métodos de Ensino
Ensino por método expositivo, pesquisa e resolução de problemas de modo a que haja uma participação ativa dos estudantes nos processos de ensino e aprendizagem. Pretende-se fomentar a análise crítica, criatividade, preocupação com o rigor científico e qualidade das apresentações orais e do trabalho escrito. A avaliação basear-se-á nas atividades realizadas nas aulas presenciais e no trabalho desenvolvido pelos estudantes fora da aula.
Resultados de Aprendizagem
Os estudantes devem consolidar/aprofundar e aplicar os conhecimentos de Biologia, construídos no 1.º ciclo de estudos, e fazer reflexões sobre os processos de ensino e aprendizagem. Pretende-se que os estudantes desenvolvam competências para a lecionação dos conteúdos de Biologia do 3.º ciclo do Ensino Básico
Os estudantes deverão:
1. Compreender a importância da Didática da Biologia na inovação das práticas letivas e questões relacionadas com o ensino e a aprendizagem da Biologia;
2. Conhecer os temas de Biologia do 3.º ciclo do Ensino Básico e estratégias de ensino e de aprendizagem;
3. Ter a capacidade de analisar a interação entre os conteúdos científicos, métodos de ensino, materiais e processos de avaliação;
4. Ter a capacidade de análise e de síntese;
5. Ter a capacidade de comunicar oralmente e por escrito e realizar trabalho individual e de grupo;
6. Desenvolver o raciocínio crítico e aprendizagem autónoma;
7. Ter consciência das dimensões ética e cívica da atividade docente.
Estágio(s)
NãoPrograma
Didática da Biologia,ensino da Biologia e implicações nas práticas letivas.Epistemologia,História da Ciência e interdisciplinaridade no ensino da Biologia.Modelos,metodologias e estratégias de ensino e aprendizagem.Tecnologias de informação e comunicação-TIC. Avaliação:Princípios,técnicas,tipos,auto e heteroavaliação.Relação entre objetivos e avaliação. Programas de Biologia no 3º ciclo do EB:conteúdos científicos,estratégias,recursos e instrumentos.Biologia, Sociedade sustentável e Educação ambiental.Autonomia,ética,moral e deontologia profissional.Resolução de problemas e aprendizagem em Ciência,Tecnologia,Sociedade e Ambiente.Seleção de artigos científicos no Ensino da Biologia:análise,discussão,incluindo as componentes ética e cívica,apresentação oral e por escrito de um artigo científico.Análise de manuais escolares do 3º ciclo do EB.Seleção,preparação,apresentação oral e por escrito de um tema,elaboração de um teste de avaliação e propostas de resposta.
Docente(s) responsável(eis)
Isabel Maria de Oliveira Abrantes
Métodos de Avaliação
Avaliação
Auto e heteroavaliação: 5.0%
Participação e assiduidade dos estudantes nas atividades..A discussão dos trabalhos escritos poderá ser feita nas épocas de exame: 15.0%
Resolução de problemas: 20.0%
Apresentações orais: 30.0%
Trabalho de síntese: 30.0%
Bibliografia
Cachapuz et al. 2002. Ciência, Educação em Ciência e Ensino das Ciências. Lisboa:Ministério da Educação
Fontes, da Silva 2004. Uma nova forma de aprender ciências: A educação em ciência/tecnologia/sociedade (CTS). Porto: Asa Editores
Galvão et al. 2006. Avaliação de competências em Ciências: Sugestões para professores do ensino básico e do ensino secundário. Lisboa:ASA
Gilbert 2004. Science Education. New York: Routledge Falmer
Oliveira 2013. Ética em Investigação Científica. Lisboa:Lidel
Osborne, Dillon 2010. Good practice in science teaching: what research has to say. London:Open University Press.
Purvues et al. 2013. Ecosystems: time to model all life on Earth. Nature, 493, 295–297
Reece et al. 2013. Campbell Biology: Concepts & connections. San Francisco:Benjamin Cummings
Santos 2007. Que futuro: ciência, tecnologia, desenvolvimento e ambiente. Lisboa:Gradiva
Livros e revistas científicas de carácter metodológico e didático/Textbooks and methodological and didactic journals