Seminário de Arte Contemporânea II

Ano
1
Ano lectivo
2017-2018
Código
03019463
Área Científica
Arte Contemporânea
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
15.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Métodos de Ensino

1-Participação em discussões de grupo (vide ponto 2) e em conferências integradas no âmbito das sessões tutoriais e focando as práticas interdisciplinares, as metodologias e ferramentas já disponíveis para a análise da cultura artística contemporânea são vetores de agenciamento da preparação e estruturação do projeto de tese.
2-Discussão de papers de teoria da arte; durante as sessões os alunos de doutoramento serão estimulados a participar na discussão da bibliografia dada, bem como a problematizá-la a partir da sua prática.

Resultados de Aprendizagem

Este seminário propõe um ambiente académico interdisciplinar e participativo, onde o estudante de doutoramento pode entender a variedade de pontos de vista e de procedimentos metodológicos disponíveis para o desenvolvimento do seu projeto de doutoramento.
No final do seminário o estudante de doutoramento deve ser capaz de:
1. Problematizar temas da arte contemporânea sem depender exclusivamente da sabedoria convencional; fortalecer o desenvolvimento do pensamento original e de uma análise independente dos factos.
2. Compreender os processos de cruzamento e transferência de conhecimento que definem a relação entre a produção de arte contemporânea e a investigação académica.
3. Desenvolver um juízo crítico sobre sua própria prática profissional e avaliar o fator de impacto da sua pesquisa teórica no desenvolvimento e resultado do seu trabalho profissional.
4. Envolver a sua pesquisa numa ampla discussão transdisciplinar com artistas, investigadores académicos, e alunos.

Estágio(s)

Não

Programa

Este organiza-se segundo os seguintes tópicos chave:
1) Desenvolvimento de uma aprendizagem participativa promovendo a interseção de práticas artísticas inovadoras com conteúdos académicos avançados. Este objetivo será atingido:
a) Incidindo sobre as diversas práticas interdisciplinares, metodologias e ferramentas conceptuais já disponíveis para a análise da cultura artística contemporânea
b) Os doutorandos serão convidados a cooperar e a debater com os seus colegas e com o docente do Seminário sobre questões metodológicas e temáticas relevantes para o seu projeto de doutoramento.
2) Participação em conferências realizadas por especialistas em investigação baseada na prática artística, por profissionais ligados à produção museológica ou a instituições de ensino artístico.
3) Envolvendo o estudante nas actividades do Colégio das Artes, como nos seus projetos on-line.
4) No fim do semestre, os alunos irão apresentar e discutir com um júri o seu projeto de doutoramento.

Docente(s) responsável(eis)

José Augusto Maçãs da Silva Carvalho

Métodos de Avaliação

Avaliação
No final do semestre, os alunos apresentarão o seu projeto de doutoramento através de um relatório que não deve ultrapassar os 25 000 caracteres e deve abranger um conjunto de referências detalhadas sobre o tema de dissertação, o estado da arte e bibliografia específica. Este projeto de doutoramento será apresentado a um painel de avaliação e discutido em sessão pública: 100.0%

Bibliografia

1.Bishop, Claire. (2002), Antagonism and relational Aesthetics. October 110, Fall 2004, pp. 51-79.
2.Buchloh, Benjamin H. D.(2000) Now-Avant-garde and Culture Industry: ...,Cambridge, The MIT Press, 2000.
3.Crimp, Douglas, On the Museum’s Ruins,Cambridge -Mass., MIT Press, 1993.
4.Danto, Arthur C. (1992).Beyond the Brillo Box- The visual arts in post-historical perspective, New York: Farrar, Straus and Giroux.
5.Deutsche, Rosalyn (1996). Evictions - Art and Spatial Politics. Cambridge, Mass., The MIT Press.
6.Foster, Hal. (1996). The Return of the Real, Cambridge –Mass., MIT Press, 1996.
7.Fried, Michael. (1998). Art and Objecthood: Essays and Reviews (1961-1977),Chicago, The University of Chicago Press.
Greenberg, Clement e AAV.(1997).

8.Krauss, Rosalind. (1999) Reinventing the medium. Critical Inquiry, Vol. 25, “Angelus Novus”: Perspectives on Walter Benjamin. (Winter 1999), pp.289-305.
9.Burger, Peter. (1993). Teoria da Vanguarda,  Vega, Lisboa.
AAVV. Jeffrey Kastner e Brian Wallisn (Ed.s), (1998). Land and Environmental Art, Londres, Phaidon.
AAVV.
(1996). Theories and documents of contemporary art, Los Angeles, University ofCalifornia Press, Berkeley & Los Angeles.

Duve, Thierry de. (1996). Kant after Duchamp, Massachusetts, MIT Press, 1996.
Habermas, Jurgen. (1990). O Discurso Filosófico da Modernidade, (trad. port. colectiva com rev. cient. de António Marques), Pub. Dom Quixote, Lisboa, 1990.

Kristeva, Julia. (2007). História da Linguagem, (1969), (trad. port.), Lisboa, Edições 70.
1.Lyotard, Jean-Francois. (1989). A Condição Pós-moderna, (1984), (trad. port. José Bragança de Miranda).