Metodologias de Investigação em Arte II
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2023-2024
03019452
Arte Contemporânea
Português
Inglês
Presencial
Semestral
15.0
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
Deve demonstrar a capacidade de aplicar as competências adquiridas na disciplina de Metodologias de Investigação em Arte I, da qual Metodologias de Investigação em Arte II é complementar, nomeadamente a capacidade de colocar em diálogo diferentes esferas de conhecimento com a dimensão conceptual da arte contemporânea, e ter adquirido instrumentos metodológicos nas relações que se estabelecem com a teoria e a história de arte.
Métodos de Ensino
Apresentações orais com recurso a materiais escritos e audiovisuais. Convites a artistas e outros agentes das práticas artísticas para apresentação e discussão do seu trabalho.
Obras de Duchamp mostradas e discutidas em cada aula, em jogo com outras obras, como factor de continuidade e, ao mesmo tempo, de ampliação do campo de possibilidades de relações conceptuais.
Trabalho prático onde serão exploradas metodologias de relação entre os aspectos formais e os conceptuais.
Discussão dos projectos de tese, com principal incidência na mediação da sua dimensão prática.
Resultados de Aprendizagem
Desenvolver competências nas possibilidades de articular informação de diferentes fontes com os processos envolvidos nas práticas artísticas.
Fomentar uma relação com os processos criativos enquanto espaço especulativo, na complexidade de relações entre a sua dimensão conceptual e a experiência estética.
Fomentar uma atitude crítica perante a investigação numa problematização do próprio trabalho artístico ou práticas de outra natureza envolvidas no campo da produção artística.
Estágio(s)
NãoPrograma
Iniciativas pedagógicas articuladas com a Linha de Investigação Arte e Prática Conceptual:
A potencialidade de encontrar em diferentes práticas artísticas e na experiência estética os seus próprios instrumentos de reflexão.
Duchamp como possibilidade de um eixo polimórfico e dinâmico para a reflexão sobre arte. Sendo dados: 1º a queda de água; 2º o gás de iluminação” como exemplo da obra de arte como ponto de partida. As boîtes-en-valise na sua condição de “caixa de ferramentas” para a reflexão sobre arte, explicitamente criadas pelo autor como alternativa a um livro.
A construção de um espaço especulativo de natureza prática e experimental: o mapeamento do processo criativo e das suas aporias. A compreensão das dinâmicas que a prática artística pode trazer para a redacção da tese e a tese como espaço de mediação da prática artística.
A cultura artística como génese de uma reflexão, válida e independente, da arte através da acção (da prática) e a partir da acção.
Docente(s) responsável(eis)
António José Olaio Correia de Carvalho
Métodos de Avaliação
Avaliação
Participação nos debates suscitados pelos trabalhos desenvolvidos: 20.0%
Relatórios onde os processos envolvidos nos trabalhos práticos (artísticos ou onde a arte seja o foco) explorarão possibilidades especulativas, documentados e mediados pela escrita, podendo recorrer também a outros meios como o desenho, a fotografia, ou outras formas de comunicação gráfica ou imagética: 80.0%
Bibliografia
ELKINS, James (Ed.), Artists with PhDs: on the New doctoral degree in Studio Art, 2009.
SLAGER, Henk, The Pleasure Of Research, Hatje Cantz Books, Berlin, 2015
Duchamp, Marcel, Engenheiro do tempo perdido : entrevistas com Pierre Cabanne, Assírio & Alvim, Lisboa, 1990.
de Duve, Thierry (Ed.), The definitively unfinished Marcel Duchamp, Cambridge, Mass. The MIT Press, 1992
GRAY, Carole & MALINS, Julian, Visualizing Research- a Guide to the research process in Art and Design, Aldershot: Ashgate Publishing Ltd, 2004.
LOWRY, Sean & FREITAS, Nancy de, The Frontiers of Artistic Research: The challenge of critique, peer review and validation at the outermost limits of location-specificity. In CRITIQUE 2013,P Conference Proceedings, 26-28 November 2013, Adelaide, Australia.
PALTRIDGE B, Starfield S and RAVELLI L. (Ed.), Doctoral Writing in the Creative and Performing Arts: The Researcher/Practitioner Nexus, Oxfordshire: Libri Publishing Ltd, 2013.