Metodologias de Investigação em Arte II
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2017-2018
03019452
Arte Contemporânea
Português
Inglês
Presencial
Semestral
15.0
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
Deve demonstrar já ter consolidadas capacidades de revisão crítica da literatura que no âmbito da teoria artística, da história da arte e da cultura artística em geral (cinema, arquitetura, design, teatro, dança) tem vindo a produzir conhecimento e metodologias de análises que migraram para o campo das práticas artísticas quer no contexto da sua produção como da sua receção.
Conhecimentos de língua Inglesa são recomendados.
Métodos de Ensino
A natureza da unidade curricular pressupõe que a dinâmica ensino-aprendizagem valorize:
1. Apresentação oral dos conteúdos do programa com recurso a materiais audiovisuais e a modelos concretos de levantamento e tratamento de informação, quer esta seja bibliográfica, digital, iconográfica, resultante de arquivos institucionais ou de autores específicos, ou resultante de depoimento direto;
2. Trabalho prático onde serão exploradas metodologias primárias de análise do real.
Resultados de Aprendizagem
1. Aquisição de práticas que explorem a dimensão especulativa dos processos de criação artística.
2. Desenvolvimento de métodos de mediação das práticas artísticas no contexto de uma tese de doutoramento.
3. Fomentar uma atitude crítica perante a investigação.
Estágio(s)
NãoPrograma
Metodologias de Investigação em Arte II desenvolverá no horário de contacto iniciativas pedagógicas dirigidas para:
1.A realização de um conjunto de sessões temáticas que exemplificarão abordagens balizadas nos campos disciplinares da Arte contemporânea: o campo expandido, transmedia e post-studio das práticas artísticas: a performance, o corpo na arte, a dança contemporânea, a instalação artística, o “site-specific” e o espaço como interface artístico, a fotografia e o vídeo contemporâneos, a imagem em movimento, as práticas tradicionais da Arte (desenho, pintura e escultura) entre a especificidade e o relativismo técnico.
2.A construção de um espaço especulativo de natureza prática e experimental: o mapeamento do processo criativo e das suas aporias. A Compreensão das dinâmicas que a prática artística pode trazer para a redação da tese.
3.A cultura artística pós-duchampiana como génese de uma reflexão válida e independente da arte através da ação (da prática) e a partir da ação.
Docente(s) responsável(eis)
António José Olaio Correia de Carvalho
Métodos de Avaliação
Avaliação contínua
Assiduidade e participação nos debates: 20.0%
Compilação e relatório de síntese do trabalho produzido nas aulas: 80.0%
Bibliografia
1. ELKINS, James (Ed.), Artists with PhDs: on the New doctoral degree in Studio Art, 2009.
2. FENTZ, Christine, MCGUIRK, Tom (eds.), Artistic Research: Strategies for Embodiment, NSU Press, 2015.
3. HANTELMANN, Dorothea von, How to do Things with Art, JRP - Ringier ,2017.
4. PALTRIDGE B, Starfield S and RAVELLI L. (Eds), Doctoral Writing in the Creative and Performing Arts: The Researcher/Practitioner Nexus, Oxfordshire: Libri Publishing Ltd, 2013.
5. DUCHAMP, Marcel, The writtings of Marcel Duchamp, Da Capo Press, New York, cop. 1973 .
6. DUCHAMP, Marcel, Engenheiro do Tempo Perdido, entrevistas com Pierre Cabanne, ed. Assírio & Alvim, Lisboa, 1990.