Seminário de Arte Contemporânea I

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
03019448
Área Científica
Arte Contemporânea
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
15.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

O aluno deve demonstrar um domínio apropriado da cultura filosófica, ensaística e artística que serve de pano de fundo às discussões iniciadas durante o seminário, em particular deverá ser capaz de mostrar familiaridade com as ferramentas conceptuais que se prendem com noções como estética, modernidade, imagem/representação, linguagem e experiência, e ter alguma noção do modo como estas noções se entrelaçam e se alimentam mutuamente em contacto com as artes moderna e contemporânea.

Métodos de Ensino

Sessões de seminário com convidados e/ou visualização de filmes ou documentários.

Resultados de Aprendizagem

O estudante deve desenvolver todo um conjunto de competências críticas que lhe permitam pensar as artes moderna e contemporânea nas suas valências históricas, conceptuais e políticas. O aluno deve, nesse sentido, aprender a desenvolver uma cultura de participação e diálogo com a comunidade interdisciplinar residente no Colégio das Artes. O aluno deve ainda aprender a desenvolver autonomamente a sua investigação em acordo o âmbito das discussões desenvolvidas e do projecto de doutoramento que se propõe apresentar no final do ano lectivo.

Estágio(s)

Não

Programa

A unidade curricular Seminário I é constituída por um conjunto de comunicações orientadas tematicamente que visam contribuir para o desenvolvimento de uma cultura crítica em torno das artes moderna e contemporânea tendo em conta uma perspectiva de carácter interdisciplinar.
A participação no Ciclo de Conferências "As Artes do Colégio" com a intervenção de críticos, investigadores, programadores culturais e artistas com intervenções na actualidade, a interacção com os oradores e a participação nas actividades da Galeria do Colégio das Artes: exposições, performances, instalações, espectáculos, projecção de filmes reflete-se num alargamento da latitude de tópicos de pesquisa em Arte Contemporânea:
a) Especificidade da investigação em Arte Contemporânea.
b) Formulação de objectivos e levantamento de problemáticas.
c) Identificação da metodologia e tipos de investigação: regras e modelos, enquadramento teórico.

Docente(s) responsável(eis)

António José Olaio Correia de Carvalho

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outra: 10.0%
Relatório de seminário ou visita de estudo: 90.0%

Bibliografia

Dunleavy, P. (2003). Authoring a PhD: How to Plan, Draft, Write and Finish a Doctoral Thesis or Dissertation. London: Palgrave. Elkins, J. (2009). Artists with PhD: On the New Doctoral Degree in Studio Art. Washington DC: New Academia. MLA [Gibaldi, J.] (2009). MLA Handbook for Writers of Research Papers (7. ed.). New York: Modern Language Association of America.
Ridley, D. (2012). The Literature Review: A Step-by-Step Guide for Students. London: Sage.
Stebbins, L. F. (2006). Student Guide to Research in the Digital Age: How to Locate and Evaluate Information Sources. Westport, Conn.: Libraries Unlimited.
Thyer, B. A. (2008). Preparing Research Articles. Oxford: Oxford U Press. Stiles, K. & P. Stiles (2012). Theories and Documents of Contemporary Art. A Sourcebook of Artists' Writings (2. ed. rev.). California: U California Press.