Metodologias de Investigação em Arte I

Ano
1
Ano lectivo
2018-2019
Código
03019437
Área Científica
Arte Contemporânea
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
15.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Deve demonstrar já ter consolidadas capacidades de revisão crítica da literatura que no âmbito da teoria artística, da história da arte e da cultura artística em geral (cinema, arquitetura, design, teatro, dança) tem vindo a produzir conhecimento e metodologias de análises que migraram para o campo das práticas artísticas quer no contexto da sua produção como da sua receção.

Conhecimentos de língua Inglesa são recomendados

Métodos de Ensino

A natureza teórica (T) da unidade curricular pressupõe que a dinâmica ensino-aprendizagem valorize:

1. Apresentação oral dos conteúdos do programa com recurso a materiais audiovisuais e a modelos concretos de levantamento e tratamento de informação, quer esta seja bibliográfica, digital, iconográfica, resultante de arquivos institucionais ou de autores específicos, ou resultante de depoimento direto;

2. Trabalho prático onde serão exploradas metodologias primárias de análise do real.

Resultados de Aprendizagem

1.Compreender as diferenças operativas entre o método científico e o método de trabalho artístico, fazer interagir e colocar em diálogo as duas esferas da produção de conhecimento.

2.Compreender a abordagem metodológica nas suas variantes etnográficas e arquivística-historiográfica: a“Etic research” e a “Emic research”, distanciamento crítico e imersão no fenómeno artístico. A abordagem objectiva e a abordagem subjetiva: problemas e oportunidades.

3.Caracterizar os instrumentos e as metodologias indispensáveis à elaboração de um projeto de investigação, de natureza teórico, ou teórico-prático; aferição qualitativa do desenvolvimento de práticas de investigação em Arte na Academia.

Estágio(s)

Não

Programa

Metodologias de Investigação em Arte I desenvolverá no horário de contacto iniciativas pedagógicas dirigidas para:

1. A caracterização de metodologias, normas e procedimentos já consensualizados de investigação em Arte; a aquisição e disseminação das regras para a redacão de trabalhos científicos; a interação entre a dimensão poética e auto-reflexiva do processo artístico (técnicas, ideias e projetos) e o enquadramento teórico e laboratorial associado ao método científico.

2. A revisão da literatura: a construção crítica e problematizante do estado da arte. O cruzamento disciplinar como oportunidade metodológica para o conhecimento mais contextualizado e multidimensional do caso de estudo. Compreender a teoria como: a) uma síntese associada à experiência , b) uma desmontagem crítica do dado empírico c) uma construção impermanente sujeita a contraditório.

3. Desenho da Tese: arquivamento de informação, mapeamento cronológico da pesquisa, análise de conteúdos.

Docente(s) responsável(eis)

Pedro Filipe Rodrigues Pousada

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
Assiduidade e participação nos debates: 20.0%
Relatório de âmbito específico solicitado pelo docente: ficha de leitura de um artigo académico relevando uma síntese da fundamentação teórica e das perspetivas metodológicas do texto em análise: 80.0%

Bibliografia

Não aplicável / Not applicable.