Empreendedorismo: da ideia ao plano de negócio
1
2024-2025
02001519
Interdisciplinar
Português
Inglês
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Competências linguísticas: português e interpretação de textos em inglês.
Métodos de Ensino
Ensino Teórico - serão utilizados meios audiovisuais diversificados incluindo a utilização de PowerPoint, visualização de pequenos vídeos, documentários.
Ensino Prático - Ensino interativo, participativo: discussão de estudos de caso e aplicação de conhecimentos utilizando por exemplo técnicas de role play ou elevator pitch; trabalho em grupo para realização de projeto.
Orientação Tutorial. Ensino individualizado: apoio nas diversas matérias lecionadas e acompanhamento da elaboração do plano de negócio (projeto).
Participação de especialistas convidados em algumas das aulas.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular visa: dotar o discente com conhecimentos que lhe permitam compreender os conceitos envolvidos na área do empreendedorismo; ganhar e desenvolver capacidades de análise, de ideias, de métodos, de ferramentas e de práticas; relacionar conhecimentos de diversas áreas e competências técnicas, tais como, contabilidade, marketing ou informática; aplicar todos os conceitos envolvidos ao estruturar e elaborar um Plano de Negócios detalhado de uma empresa, de base tecnológica e/ou de prestação de serviços.
Competências Genéricas a desenvolver:
Competência em organização e planificação
Capacidade de decisão
Competência em entender a linguagem de outros especialistas
Iniciativa e espírito empreendedor
Capacidade negocial
Outras competências:
Competência em comunicação oral e escrita
Competência em gestão da informação
Criatividade
Ambição profissional
Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos.
Estágio(s)
NãoPrograma
Introdução: O Desafio Empresarial e o Perfil do Empreendedor
Técnicas Cognitivas: Criatividade
Inovação e Empreendedorismo: a “Economia do Conhecimento”; “Criar para Inovar”
Os Primeiros Passos para o Desenvolvimento de uma Ideia de Negócio, incluindo a ferramenta de análise SWOT
Proteção da Propriedade Intelectual
Critérios de Análise de Oportunidade de Negócio e Proposta de Valor
Aspetos Legais com a Criação de Empresas
Fontes de Financiamento para a “Criação do Próprio Emprego”
Estrutura e elaboração de um Plano de Negócios, incluindo a (1) Análise e definição das necessidades do cliente e do mercado, (2) Especificação de metas a atingir e (3) Estudos de viabilidade
Apresentação e defesa do Plano de Negócios.
Docente(s) responsável(eis)
Paulo Roberto Ferreira da Rocha
Métodos de Avaliação
Avaliação
Avaliação contínua (ex. assiduidade, participação na aula) : 5.0%
Projecto: 95.0%
Bibliografia
Sebenta de apoio à disciplina
Carvalho L & Costa T. 2015. Empreendedorismo uma visão global e integradora. Ed Sílabo
Dentinho, TP et al. Empreendedorismo e desenvolvimento regional: Casos Práticos. Ed Sílabo.
Duarte C.& Esperança JP. 2012. Empreendedorismo e planeamento financeiro. Ed Sílabo
Gürel E & Tat M. 2017. SWOT analysis: A theoretical review. J Int Social Res 10:994-1006.
Hiroshi NM. 2019. Elabore Seu Plano De Negócio E Faça A Diferença! (eBook) Ed Senac São Paulo
IAPMEI. 2016. Como Elaborar um Plano de Negócios. Guia Explicativo. Agência para a Competitividade e Inovação, I.P
Leiber T. et al. 2018. Bridging theory and practice of impact evaluation of quality management in higher education institutions: a SWOT analysis. Eur J Higher Edu 8:351-365
Osterwalder et al. 2014. Value proposition design: How to create products and services customers want. John Wiley & Sons
Sarkar S. 2014. Empreendedorismo e inovação. Escolar Ed.