Empreendedorismo: da ideia ao plano de negócio
1
2016-2017
02001519
Biologia
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Competências linguísticas: português e interpretação de textos em inglês.
Métodos de Ensino
Ensino Teórico - serão utilizados meios audiovisuais diversificados incluindo a utilização de PowerPoint, visualização de pequenos vídeos, documentários.
Ensino Prático - Ensino interativo, participativo: discussão de estudos de caso e aplicação de conhecimentos utilizando por exemplo técnicas de role play ou elevator pitch; trabalho em grupo para realização de projeto.
Orientação Tutorial. Ensino individualizado: apoio nas diversas matérias lecionadas e acompanhamento da elaboração do plano de negócio (projeto).
Participação de especialistas convidados em algumas das aulas.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular visa: dotar o discente com conhecimentos que lhe permitam compreender os conceitos envolvidos na área do empreendedorismo; ganhar e desenvolver capacidades de análise, de ideias, de métodos, de ferramentas e de práticas; relacionar conhecimentos de diversas áreas e competências técnicas, tais como, contabilidade, marketing ou informática; aplicar todos os conceitos envolvidos ao estruturar e elaborar um Plano de Negócios detalhado de uma empresa, de base tecnológica e/ou de prestação de serviços.
Competências Genéricas a desenvolver:
Competência em organização e planificação
Capacidade de decisão
competência em entender a linguagem de outros especialistas
Iniciativa e espírito empreendedor
Capacidade negocial
Outras competências:
Competência em comunicação oral e escrita
Competência em gestão da informação
Criatividade
Ambição profissional
Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos.
Estágio(s)
NãoPrograma
Introdução: O Desafio Empresarial e o Perfil do Empreendedor
Técnicas Cognitivas: Criatividade
Inovação e Empreendedorismo: a “Economia do Conhecimento”; “Criar para Inovar”
Os Primeiros Passos para o Desenvolvimento de uma Ideia de Negócio
Proteção da Propriedade Intelectual
Critérios de Análise de Oportunidade de Negócio e Proposta de Valor
Aspetos Legais com a Criação de Empresas
Finanças Empresariais – Proveitos, Custos e Tesouraria
Fontes de Financiamento para a “Criação do Próprio Emprego”
O Empreendedorismo em Portugal
Estrutura e elaboração de um Plano de Negócios
Negociação e Plano de Negócios
Apresentação e defesa do Plano de Negócios.
Docente(s) responsável(eis)
Paula Cristina de Oliveira Castro
Métodos de Avaliação
Avaliação
Avaliação contínua (ex. assiduidade, participação na aula): 5.0%
Projecto: 95.0%
Bibliografia
Bibliografia e webgrafia aconselhada ao longo das aulas.
Outra bibliografia de apoio:
Dornelas, J.C.A., 2ª Edição, revista e actualizada, Empreendedorismo: transformando Ideias em Negócios, 2005.
Kahrs, Kristin, Editor, Business Plans Handbook: A Compilation of Actual Business Plans Developed by Small Businesses Throughout North America. Gale Research, Inc., Detroit, MI, 1994.
McKeever, Mike, How to Write a Business Plan, 4th Edition Nolo Press, Berkeley, CA, 1994.
McLaughlin, Harold, The Entrepreneurs Guide to Building a Better Business Plan: A Step by Step Approach J. Wiley, New York, 1992.
Montibeller Filho, G., Macedo, M. Fialho, F.A.P. (1ª edição) Empreendedorismo na Era do Conhecimento, Editora Visual Books, 2006.
Netto, A. V. (1º edição). Gestão das pequenas e médias empresas de base tecnológica, Barueri, SP : Minha Editora ; Brasília, DF : SEBRAE, 2006.
Rich, Stanley and Gumpert, David. Business Plans that Win $$$: Lessons from the MIT Enterprise Forum Harper & Row, New York, 1985.
Writing an Effective Business Plan. Deloitte & Touche Growth Company Services, 2nd Edition, 1999.
Mais: http://www.us.deloitte.com/growth