Empreendedorismo: da ideia ao plano de negócio

Ano
1
Ano lectivo
2016-2017
Código
02001519
Área Científica
Biologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Competências linguísticas: português e interpretação de textos em inglês.

Métodos de Ensino

Ensino Teórico - serão utilizados meios audiovisuais diversificados incluindo a utilização de PowerPoint, visualização de pequenos vídeos, documentários.

Ensino Prático - Ensino interativo, participativo: discussão de estudos de caso e aplicação de conhecimentos utilizando por exemplo técnicas de role play ou elevator pitch; trabalho em grupo para realização de projeto.

Orientação Tutorial. Ensino individualizado: apoio nas diversas matérias lecionadas e acompanhamento da elaboração do plano de negócio (projeto).

Participação de especialistas convidados em algumas das aulas.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular visa: dotar o discente com conhecimentos que lhe permitam compreender os conceitos envolvidos na área do empreendedorismo; ganhar e desenvolver capacidades de análise, de ideias, de métodos, de ferramentas e de práticas; relacionar conhecimentos de diversas áreas e competências técnicas, tais como, contabilidade, marketing ou informática; aplicar todos os conceitos envolvidos ao estruturar e elaborar um Plano de Negócios detalhado de uma empresa, de base tecnológica e/ou de prestação de serviços.

Competências Genéricas a desenvolver:
Competência em organização e planificação
Capacidade de decisão
competência em entender a linguagem de outros especialistas
Iniciativa e espírito empreendedor
Capacidade negocial

Outras competências:
Competência em comunicação oral e escrita
Competência em gestão da informação
Criatividade
Ambição profissional
Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos.

Estágio(s)

Não

Programa

Introdução: O Desafio Empresarial e o Perfil do Empreendedor

Técnicas Cognitivas: Criatividade

Inovação e Empreendedorismo: a “Economia do Conhecimento”; “Criar para Inovar”

Os Primeiros Passos para o Desenvolvimento de uma Ideia de Negócio

Proteção da Propriedade Intelectual

Critérios de Análise de Oportunidade de Negócio e Proposta de Valor

Aspetos Legais com a Criação de Empresas

Finanças Empresariais – Proveitos, Custos e Tesouraria

Fontes de Financiamento para a “Criação do Próprio Emprego”

O Empreendedorismo em Portugal

Estrutura e elaboração de um Plano de Negócios

Negociação e Plano de Negócios

Apresentação e defesa do Plano de Negócios.

Docente(s) responsável(eis)

Paula Cristina de Oliveira Castro

Métodos de Avaliação

Avaliação
Avaliação contínua (ex. assiduidade, participação na aula): 5.0%
Projecto: 95.0%

Bibliografia

Bibliografia e webgrafia aconselhada ao longo das aulas.

Outra bibliografia de apoio:

Dornelas, J.C.A., 2ª Edição, revista e actualizada, Empreendedorismo: transformando Ideias em Negócios, 2005.

Kahrs, Kristin, Editor, Business Plans Handbook: A Compilation of Actual Business Plans Developed by Small Businesses Throughout North America. Gale Research, Inc., Detroit, MI, 1994.

McKeever, Mike, How to Write a Business Plan, 4th Edition Nolo Press, Berkeley, CA, 1994.

McLaughlin, Harold, The Entrepreneurs Guide to Building a Better Business Plan: A Step by Step Approach J. Wiley, New York, 1992.

Montibeller Filho, G., Macedo, M. Fialho, F.A.P. (1ª edição) Empreendedorismo na Era do Conhecimento, Editora Visual Books, 2006.

Netto, A. V. (1º edição). Gestão das pequenas e médias empresas de base tecnológica, Barueri, SP : Minha Editora ; Brasília, DF : SEBRAE, 2006.

Rich, Stanley and Gumpert, David. Business Plans that Win $$$: Lessons from the MIT Enterprise Forum Harper & Row, New York, 1985.

Writing an Effective Business Plan. Deloitte & Touche Growth Company Services, 2nd Edition, 1999.

Mais: http://www.us.deloitte.com/growth