Conservação e Gestão da Biodiversidade

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
02001456
Área Científica
Biologia Marinha e Alterações Globais
Língua de Ensino
Inglês
Outras Línguas de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos de Inglês, Matemática, Ecologia das Populações e das Comunidades e Bioestatística.

Métodos de Ensino

As aulas teóricas serão apresentadas em power-point e orientadas para estimular a discussão sobre os diversos aspetos da biodiversidade. Serão apresentados vários artigos que os alunos deverão discutir oralmente na aula. As aulas teórico-práticas práticas incluem análise de dados com modelos lineares generalizados (GLM), devendo os alunos apresentar oralmente os seus resultados perante os colegas. Na saída de campo os alunos aprenderão como se capturam e recolhem amostras biológicas para fins científicos. Será discutida a utilização destas técnicas em conservação da natureza.

Resultados de Aprendizagem

O aluno deve conhecer os aspetos composicionais e funcionais da biodiversidade. O aluno deve compreender a importância da conservação aplicada ao nível de populações/espécies, e comunidades/ecossistemas com particular relevância nos princípios de conservação, estatuto de conservação de espécies e habitats e bioindicadores para proceder à avaliação e manutenção do estado da biodiversidade, e implementar medidas de gestão como áreas marinhas protegidas. Os alunos devem ser capazes de analisar casos de estudo, discutir artigos e planos de ação e efetuar análise de dados para demonstrar a utilidade de descritores de biodiversidade, indicadores ecológicos, seleção de habitat pela megafauna marinha e redes tróficas, para propor e implementar medidas efetivas de conservação e gestão de espécies e ecossistemas. Os alunos devem demonstrar a eficácia de planos de gestão para a conservação de espécies e habitats.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Avaliação do estado da biodiversidade - Como medir a biodiversidade (aspetos composicionais, estruturais e funcionais). - Análise e discussão de artigos acerca do estado da biodiversidade. A importância de bio-indicadores na avaliação da biodiversidade. Análise de casos práticos.

2. Conservação no meio marinho - Princípios de Conservação e estatuto de conservação de espécies e habitats - Ameaças à biodiversidade no meio marinho - Seleção de habitat por megafauna marinha. Estudos de seleção de habitat: técnicas de recolha e análise de dados. A importância da escala espacial em estudos de seleção de habitat. - Critérios para seleção e implementação de áreas marinhas protegidas: análise e apresentação de casos de estudo. - Redes tróficas. Gestão de recursos marinhos

3. Gestão da biodiversidade na prática - Elaboração de planos de gestão para espécies e habitats.

Docente(s) responsável(eis)

Jaime Albino Ramos

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 40.0%
Projecto: 60.0%

Bibliografia

Navarro, L. M. et al. 2017. Monitoring biodiversity change through effective global coordination. Current Opinion in Environmnetal Sustainability 29: 158-169 Groom, M. J., G. K. Meffe 6 C. R. Carroll. 2012. Principles of Conservation Biology. third edition. Sinauer associates, Sunderland. Alexander, M. 2013. Management Planning for Nature Conservation. Springer, Dordrecht. Roff, J. (ed.). 2011. Marine Conservation Ecology. Taylor & Francis, London. Pereira, J. M., V. H. Paiva, F. R. Ceia & J. A. Ramos. 2020. Facing extremes: Cory’s shearwaters adjust their foraging behaviour differently in response to contrasting phases of North Atlantic Oscillation. Regional Environmental Change 20: 77. https://doi.org/10.1007/s10113-020-01662-1 Em cada ano serão fornecidos artigos recentes, bem como legislação sobre planos de acção e convenções internacionais sobre a conservação da biodiversidade.