Biodiversidade e Gestão de Habitats

Ano
1
Ano lectivo
2020-2021
Código
02001433
Área Científica
Ecologia
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Competências gerais de botânica (1º ciclo).

Métodos de Ensino

Em todas as componentes de ensino será dado ênfase especial à participação dos alunos em discussões.

Ensino Teórico. Ensino expositivo: serão utilizados meios audiovisuais diversificados incluindo a utilização de PowerPoint largamente ilustrado.

Ensino Prático. Ensino interactivo e altamente participativo e em grupo.

Trabalho de Campo. Ensino interactivo, altamente participativo e em grupo.

Orientação Tutorial. Ensino individualizado: apoio nas diversas matérias leccionadas.

Resultados de Aprendizagem

No final desta disciplina os alunos devem ter adquirido competências em:

1. Reconhecer e utilizar conceitos na identificação de zonas de diversidade biológica prioritária em Portugal e na gestão de habitats. 

2. Recolher, analisar, sintetizar e processar informação de forma significativa e pertinente relativa a habitats problemáticos em Portugal, compreendendo metodologias e técnicas adequadas ao estudo da diversidade vegetal nesses habitats.

3. Tomar decisões obedecendo a compromissos éticos quer na colheita de material vegetal selvagem quer na utilização de informação taxonómica disponível online.

4. Preparar e comunicar informação actual sobre temas ambientais, utilizando discurso adequado e demonstrando capacidade para trabalhar em grupo.

5. Autonomizar-se em termos de meta-cognição e aprendizagem quanto aos temas em debate.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Biodiversidade e gestão de habitats com interesse comunitário. Directiva Habitats em Portugal

1.1. Habitats costeiros. Zonas calcárias e vegetação casmofítica. Prados de altitude.

1.2. Formações arbóreas de coníferas e folhosas. Gestão silvícola e gestão do uso do solo na conservação de macrofungos. Casos de estudo.

2. Invasões biológicas

2.1. Enquadramento legal e científico. Planos de gestão e prevenção das invasões biológicas

2.2. Casos estudados de plantas invasoras em Portugal

3. Ordenamento do território e Avaliação de impacte ambiental (AIA)

3.1. Conceitos, origens e evolução. Legislação aplicável e entidades intervenientes. Principais fases do processo.

3.2. Conteúdos mínimos a apresentar num Estudo de Impacte Ambiental (EIA)

4. Alterações climáticas

4.1. Controvérsia. O contexto mundial passado, presente e futuro.

4.2. O impacto das alterações climáticas nos ecossistemas terrestres. Situação actual e cenários.

4.3. O caso português: Siam II. Caso de estudo. Discussão.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Apresentação oral: 30.0%
Trabalho de síntese: 70.0%

Bibliografia

Alves, J.M.S.; Santo, M.D.E.; Costa, J.C.; Gonçalves, J.H.C. & Lousã, M.F. (1998). Habitats Naturais e Seminaturais de Amaral Franco, J. & Rocha Afonso, M.L. (1991-2000). Nova Flora de Portugal. Escolar Editora.

Blondel, J. & Aronson, J. (1999). Biology and wildlife of the Mediterranean region. Oxford University Press.

Cronk, Q.C.B.; Fuller, J.L.1995. Plant Invaders. 1st Ed. Chapman & Hall. 1

Groom, M., Meffe, G.K. & Carroll, C.R. (2006). Principles of conservation biology. 3th ed. Sinauer Associates: Sunderland, USA.

Pereira J. S., Correia A.V., Correia A. P., Branco M., Bugalho M., Caldeira M.C., Cruz C.S., Freitas H., Oliveira A.C., Pereira J.M., Reis R.M. & Vasconcelos M.J. (2002). Florestas e Biodiversidade. In: Santos F.D., Forbes K. & Moita R. (eds) Alterações climáticas em Portugal. Cenários, impactos e medidas de adaptação. Projecto SIAM. Capítulo 10. Gradiva - Publicações Lda, Lisboa, 2002, 363-413.

INTERNET:

Convention on Biological Diversity: http://www.cbd.int/default.shtml

Global Biological Information Facility: www.gbif.org

Plantas Invasoras: http://www.uc.pt/invasoras