Teorias e Modelos de Formação de Professores

Ano
0
Ano lectivo
2019-2020
Código
02033507
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Teorias da Aprendizagem e Modelos de Ensino; Avaliação Educacional.

Métodos de Ensino

  Método expositivo e trabalhos de grupo. Recursos audiovisuais e informáticos.  

Resultados de Aprendizagem

Na unidade curricular Teorias e Modelos da Formação de Professores pretende-se apresentar a formação de professores como uma área de conhecimento, de investigação e de prática. Neste sentido, são abordadas as orientações conceptuais e metodológicas que configuram a matriz disciplinar da formação de professores, as diferentes categorias de investigação neste domínio, as modalidades de formação e de avaliação, tendo como principais objetivos que os alunos:

1. Procedam à análise crítica dos principais paradigmas da investigação sobre o ensino e formação de professores;

2. Conheçam as modalidades de formação e de avaliação;

3. Conheçam as diferentes estratégias da abordagem reflexiva na formação de professores.

Estágio(s)

Não

Programa

 1- Investigação sobre o ensino e formação de professores

1.1.  Paradigmas da investigação sobre o ensino.

1.2.  Modelos de formação de professores.

1.3.  Modelos de análise das práticas de formação.

 2- Modalidades de formação e avaliação

2.1. Contextualização da formação contínua de professores.

2.2. Modalidades de formação contínua de professores.

2.3. Modelos de avaliação da formação.

 3- Formação reflexiva de professores

3.1. Em torno da reflexão, da educação e da formação: expressões e implicações.

3.2. Tempos, narrativas, casos, histórias.

3.3. Estratégias de educação reflexivas: casos, diários, autobiografias e portefólios.

Métodos de Avaliação

Avaliação final
Exame: 100.0%

Avaliação contínua
Trabalho de síntese: 25.0%
Mini Testes: 75.0%

Bibliografia

Bidarra, M. G. (1996). Orientações paradigmáticas na investigação sobre o ensino e formação de professores. Revista Portuguesa de Pedagogia, 30 (3), 133-163.

Bidarra, M. G. (2004). Modo(s) de trabalho pedagógico: O grau de transmissividade das práticas de formação. Psychologica, Número Extra-Série, 417-437.

Cochran-Smith, M. et al. (Eds). (2008). Handbook of research on teacher education: Enduring questions in hanging contexts. London: Routledge, Taylor & Francis and ATE.

Houston, W. R. (Ed.). (1990). Handbook of research on teacher education. N. York : Macmillan.

Formosinho, J. (2009). Formação de professores: Aprendizagem profissional e acção docente. Porto: Porto Editora.

Pessoa Mendes, T. (2001). Aprender a pensar como professor: Contributo da metodologia de casos na promoção da flexibilidade cognitiva. Tese de doutoramento não publicada. Coimbra: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.