Edifícios e Meio Ambiente (EaD)

Ano
1
Ano lectivo
2016-2017
Código
02033455
Área Científica
Energia e Transportes
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
E-learning
Créditos ECTS
2.5
Tipo
Opcional
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

A forma de trabalho utilizada neste curso compreende: (1) contacto individual e reflexão sobre os conteúdos disponibilizados ou sobre materiais pesquisados pelos formandos, (2) a partilha da reflexão e do estudo entre os formandos, (3) o esclarecimento de dúvidas nos fóruns moderados pelos formadores-tutores e a (4) realização das atividades propostas.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se desenvolver potencialidades de aplicação prática relacionadas com diferentes interações entre os edifícios e o meio ambiente. A partir do estudo de noções fundamentais sobre radiação solar e o fenómeno vento, abrem-se perspetivas de utilização orientadas para o ambiente construído.

Com esta UC adquirem-se capacidades para intervir em áreas diversas, mas todas elas importantes para a definição do projeto, como a conceção bioclimática de edifícios, a utilização racional de energia e o desenvolvimento sustentável. A qualidade do ar em meio urbano, o conforto ambiental, a planificação de espaços urbanos de lazer, as alterações climáticas, a exposição a episódios de desconforto térmico, a prevenção dos riscos associados e os seus efeitos sobre a saúde constituem outros exemplos de conteúdos abordados na disciplina.

Estágio(s)

Não

Programa

Noções fundamentais: relações astronómicas Sol-Terra; caracterização da radiação solar; dados meteorológicos; aparelhos de medida; fração de insolação; radiação solar incidente em superfícies horizontais e inclinadas; ação do vento.

Conforto ambiental: a perspetiva aerotérmica; alterações climáticas e desenvolvimento sustentável; o desempenho térmico do ambiente edificado e a proteção dos ocupantes.

Conceitos de utilização racional de energia: estratégias bioclimáticas - geometria de insolação, sistemas passivos de aquecimento, sistemas passivos de arrefecimento (nomeadamente, ventilação de edifícios); integração de sistemas de energias renováveis nos edifícios; identificação e caracterização, em termos energéticos e económicos, de medidas de reabilitação e racionalização energética dos edifícios.

Escala urbana: climatologia urbana, a ilha de calor, balanço energético.

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
Avaliação contínua, sendo a classificação final dos formandos o resultado do trabalho desenvolvido ao longo da unidade curricular (nomeadamente, a participação nos fóruns e a realização de atividades de avaliação). A classificação final de cada aluno será expressa numa escala de 0 - 20 valores: 100.0%

Bibliografia

Iqbal.M., An Introduction to Solar Radiation, Academic Press, 1983

S. Eskinazi, Fluid Mechanics and Thermodynamics of our Environment, Academic Press, 1975.

M. Santamouris Energy and Climate in the Urban Built Environment, James and James, London, 2001

E. Plate, Engineering Meteorology, Elsevier, 1982.

K. Wark e C.F. Warner, Air Pollution, Its Origin and Control, Harper Collins, 1981.

D.A. Quintela, Apontamentos sobre Energética do Meio Ambiente, 1990

Clarke, J. A., Energy simulation in building design, Adam Hilger, Bristol and Boston

Gonçalves, H.; Graça, J. M., Conceitos bioclimáticos para os edifícios em Portugal, DGGE/IP-3E.

Materiais a disponibilizar na plataforma de e-learning / Readings available online at the e-learning platform.