Instrumentos de Gestão Territorial (EaD)

Ano
1
Ano lectivo
2016-2017
Código
02033401
Área Científica
Ambiente e Ordenamento do Território
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
E-learning
Créditos ECTS
2.5
Tipo
Opcional
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Metodologia de ensino:
A metodologia seguida neste curso segue o Modelo Pedagógico Virtual da UAb para formações avançadas, em regime de elearning, numa plataforma do consórcio entre a UAb e a UC, compreendendo: (1) a leitura individual e a reflexão sobre os conteúdos disponibilizados ou sobre temas obtidos pelos formandos, (2) a partilha da reflexão e do estudo entre os formandos, (3) o esclarecimento de dúvidas nos fóruns moderados pelos formadores-tutores e a (4) realização das atividades propostas.
A leitura e a reflexão individuais desenvolvem-se ao longo do processo de aprendizagem, potenciando a participação nos fóruns e a realização com sucesso das atividades.
A aprendizagem estrutura-se em Tópicos. Em cada Tópico será criado um fórum moderado pelo docente, possibilitando a interação permanente entre formandos e com o docente.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos da unidade curricular:

Esta unidade curricular pretende apresentar os conceitos, os instrumentos e as variáveis fundamentais em ordenamento do território que podem ser utilizados no âmbito da gestão para a sustentabilidade. Pretende ainda demonstrar que o ordenamento do território e o ambiente são complementares, devendo atuar em simultâneo como ações conjugadas, não intersubstituíveis e muito menos antagónicas ou em conflito.

 

Competências a desenvolver pelo estudante:

- Capacidade de conhecer os principais conceitos, metodologia e técnicas associados ao ordenamento do território e planeamento;

- Capacidade de identificar e integrar os instrumentos fundamentais em ordenamento do território, dando especial ênfase à sua integração com o ambiente numa perspetiva de sustentabilidade.

Estágio(s)

Não

Programa

- Introdução ao ordenamento do território;

- Instrumentos de gestão territorial;

- Participação pública em gestão territorial.

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
Esta unidade curricular adota o modelo de avaliação contínua, sendo a classificação final dos formandos o resultado do trabalho desenvolvido ao longo da disciplina (nomeadamente, a participação nos fóruns e a realização de atividades de avaliação). A classificação final de cada aluno será expressa numa escala de 0 - 20 valores: 100.0%

Bibliografia

DGOTDU (2000). Guia Europeu de Planeamento para a Agenda 21 local. Tradução e Edição portuguesa publicada por Direcção Geral de Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano, Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território Lisboa.

Randolph, J. (2004) Environmental Land-Use Planning and Management. Island Press. Washington.

Materiais a disponibilizar na plataforma de e-learning / Readings available online at the e-learning platform.