Português Língua Estrangeira - C1

Ano
1
Ano lectivo
2020-2021
Código
02033258
Área Científica
Linguas e Literaturas Estrangeiras
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
E-learning
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

O curso a distância recorre fundamentalmente ao método ativo de ensino-aprendizagem, proporcionando aos/às estudantes a exposição a input linguístico relevante, bem como oportunidades de produção oral e escrita, com feedback corretivo. No contexto da apresentação de conteúdos gramaticais, recorrer-se-á, igualmente, ao método expositivo.

 

Resultados de Aprendizagem

No final deste curso, o aluno deverá ser capaz de:

i) usar a língua de modo flexível e eficaz em diversas situações da sua atividade social, académica ou profissional;

ii) compreender um amplo e diversificado conjunto de temas e ter capacidade de ler e perceber textos longos e exigentes, bem como apreender os significados implícitos que apresentam;

iii) se exprimir de forma fluente e espontânea, com segurança e sem hesitações em interações orais;

iv) se expressar, oralmente, de forma articulada e coesa, sobre temas complexos

v) expressar‑se, por escrito, de forma clara e estruturada, demonstrando domínio de estruturas complexas, de organização discursiva e textual.

Estágio(s)

Não

Programa

1.Quotidiano português: trabalho e lazer

2.Economia e globalização

3.Turismo

4.Migrações e mentalidades

5.Ciência, inovação, tecnologias e desenvolvimento

6.Estudar em Portugal

7.Língua Portuguesa:génese e variação

8.Património material e imaterial

I.Revisões-áreas críticas

1.Usos dos tempos verbais simples e compostos (modos indicativo e conjuntivo; imperativo, condicional) e formas nominais dos verbos

2.Concordância sujeito/verbo

3.Estrutura interna do sintagma nominal e concordância

4.Estrutura argumental dos verbos principais

5.Estruturas subordinadas (concessivas, relativas com preposição, condicionais)

II.Para construção do texto em português: léxico e gramática

1.Cadeias de referência: anáforas pronominais, lexicais, adverbiais; sujeito nulo anafórico

2.Conectores de coordenação,de subordinação adverbial e textuais/discursivos

3.A expressão de valores modais e temporo-aspetuais em português

III.Relações entre unidades lexicais e multilexicais (colocações, idiomatismos)

Docente(s) responsável(eis)

Cristina dos Santos Pereira Martins

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
A avaliação é contínua com atividades formativas e sumativas de tipologia diversificada (formatos de teste com feedback automático, participação em fóruns e em wikis, submissão de ficheiros): 100.0%

Bibliografia

MÓIA, TELMO; PERES, JOÃO (2003). Áreas críticas da língua portuguesa, 2ª edição. Lisboa: Caminho;

RAPOSO, E.B.P; NASCIMENTO, M.F.B.; MOTA, M.A.C.; SEGURA, L. & MENDES, A. (orgs.) (2013). Gramática do português, vols. I e II. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

RIO-TORTO, G.; RODRIGUES, A.S.; PEREIRA, I; PEREIRA, R. & RIBEIRO, S. (2016). Gramática derivacional do português, 2.ª edição. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.

SEQUEIRA, R. M. (2010). Comunicar bem, práticas e estruturas Comunicativas, Lisboa: Editora Fonte da Palavra.

Para além dos materiais de formatos variados a fornecer na plataforma, será útil a consulta das seguintes obras de referência │Besides the materials provided in the platform, the following references are suggested:

CONSELHO DA EUROPA (2001). Quadro Europeu Comum de Referência para as Língua – Aprendizagem, ensino, avaliação. Lisboa: Edições ASA.

DUARTE, I. (2000). Língua portuguesa. Instrumentos de análise. Lisboa: Universidade Aberta.

LOPES, A.C.M. & CARAPINHA, C. (2013). Texto, coesão e coerência. Coimbra: Almedina/CELGA.

MATEUS, M. H. M. e tal. (2003). Gramática da língua portuguesa, 5ª ed. revista e aumentada. Lisboa: Caminho.