Português Língua Estrangeira - C1
1
2020-2021
02033258
Linguas e Literaturas Estrangeiras
Português
E-learning
4.0
Obrigatória
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
O curso a distância recorre fundamentalmente ao método ativo de ensino-aprendizagem, proporcionando aos/às estudantes a exposição a input linguístico relevante, bem como oportunidades de produção oral e escrita, com feedback corretivo. No contexto da apresentação de conteúdos gramaticais, recorrer-se-á, igualmente, ao método expositivo.
Resultados de Aprendizagem
No final deste curso, o aluno deverá ser capaz de:
i) usar a língua de modo flexível e eficaz em diversas situações da sua atividade social, académica ou profissional;
ii) compreender um amplo e diversificado conjunto de temas e ter capacidade de ler e perceber textos longos e exigentes, bem como apreender os significados implícitos que apresentam;
iii) se exprimir de forma fluente e espontânea, com segurança e sem hesitações em interações orais;
iv) se expressar, oralmente, de forma articulada e coesa, sobre temas complexos
v) expressar‑se, por escrito, de forma clara e estruturada, demonstrando domínio de estruturas complexas, de organização discursiva e textual.
Estágio(s)
NãoPrograma
1.Quotidiano português: trabalho e lazer
2.Economia e globalização
3.Turismo
4.Migrações e mentalidades
5.Ciência, inovação, tecnologias e desenvolvimento
6.Estudar em Portugal
7.Língua Portuguesa:génese e variação
8.Património material e imaterial
I.Revisões-áreas críticas
1.Usos dos tempos verbais simples e compostos (modos indicativo e conjuntivo; imperativo, condicional) e formas nominais dos verbos
2.Concordância sujeito/verbo
3.Estrutura interna do sintagma nominal e concordância
4.Estrutura argumental dos verbos principais
5.Estruturas subordinadas (concessivas, relativas com preposição, condicionais)
II.Para construção do texto em português: léxico e gramática
1.Cadeias de referência: anáforas pronominais, lexicais, adverbiais; sujeito nulo anafórico
2.Conectores de coordenação,de subordinação adverbial e textuais/discursivos
3.A expressão de valores modais e temporo-aspetuais em português
III.Relações entre unidades lexicais e multilexicais (colocações, idiomatismos)
Docente(s) responsável(eis)
Cristina dos Santos Pereira Martins
Métodos de Avaliação
Avaliação contínua
A avaliação é contínua com atividades formativas e sumativas de tipologia diversificada (formatos de teste com feedback automático, participação em fóruns e em wikis, submissão de ficheiros): 100.0%
Bibliografia
MÓIA, TELMO; PERES, JOÃO (2003). Áreas críticas da língua portuguesa, 2ª edição. Lisboa: Caminho;
RAPOSO, E.B.P; NASCIMENTO, M.F.B.; MOTA, M.A.C.; SEGURA, L. & MENDES, A. (orgs.) (2013). Gramática do português, vols. I e II. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
RIO-TORTO, G.; RODRIGUES, A.S.; PEREIRA, I; PEREIRA, R. & RIBEIRO, S. (2016). Gramática derivacional do português, 2.ª edição. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
SEQUEIRA, R. M. (2010). Comunicar bem, práticas e estruturas Comunicativas, Lisboa: Editora Fonte da Palavra.
Para além dos materiais de formatos variados a fornecer na plataforma, será útil a consulta das seguintes obras de referência │Besides the materials provided in the platform, the following references are suggested:
CONSELHO DA EUROPA (2001). Quadro Europeu Comum de Referência para as Língua – Aprendizagem, ensino, avaliação. Lisboa: Edições ASA.
DUARTE, I. (2000). Língua portuguesa. Instrumentos de análise. Lisboa: Universidade Aberta.
LOPES, A.C.M. & CARAPINHA, C. (2013). Texto, coesão e coerência. Coimbra: Almedina/CELGA.
MATEUS, M. H. M. e tal. (2003). Gramática da língua portuguesa, 5ª ed. revista e aumentada. Lisboa: Caminho.