Parasitologia

Ano
1
Ano lectivo
2018-2019
Código
02001312
Área Científica
Biologia Integrativa
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Todas as aulas serão leccionadas em regime intensivo; durante um período de duas semanas; com aulas teóricas; teórico-práticas e visitas de estudo a laboratórios de investigação em parasitologia. Os alunos serão ainda organizados em grupos aos quais será dado um tema de investigação em parasitologia que será apresentado oralmente e por escrito. Serão realizadas discussões de artigos científicos sobre temas propostos. Apoio tutorial no esclarecimento de dúvidas; concretização; elaboração; apresentação do tema de investigação assim como de questões teóricas e teórico-práticas.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular visa dotar o estudante com conhecimentos sobre a origem do parasitismo; a ecologia e evolução dos parasitas; compreender os mecanismos de defesa do hospedeiro e o efeito patogénico das infecções; avaliar a diversidade de parasitas relativamente à sua biologia; ciclos de vida e relação parasita-hospedeiro.

Estágio(s)

Não

Programa

Parasitismo. Tipos de associação entre os organismos. Especificidade parasitária e tipos de parasitas. Origem do parasitismo e conceitos relacionados com os ciclos evolutivos parasitários.Interacção entre a parasitologia e outras ciências. Ecologia e evolução do parasita; O nicho ecológico dos parasitas. Populações de parasitas; macro e microparasitas. Estrutura das populações e reprodução. Adaptações à transmissão e epidemiologia. Mecanismos de evolução e relações filogenéticas. A importância da sistemática e taxonomia na identificação dos parasitas. Imunologia e patologia; Susceptibilidade e resistência do hospedeiro. Mecanismos de defesa.Imunodiagnose. Efeito patogénico das infecções. Reacções celulares e reacções humorais do hospedeiro. Protistas, Platelmintes, Acantocéfalos, Nemátodes e Artrópode Diversidade e tipos de reprodução. Ciclos de vida, Patogenicidade. Diagnose; sintomatologia; epidemiologia e meios de luta. Insectos como potenciais agentes de luta biológica.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 10.0%
Relatório de seminário ou visita de estudo: 10.0%
Resolução de problemas: 10.0%
Exame: 30.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 40.0%

Bibliografia

Roberts; L.S. & Janovy; Jr.; J. (2005). Foundations of Parasitology. McGraw-Hill Companies Inc.; New York; USA.

Thomas; F.; Renaud; F. & Guégan; J.-F. (2005). Parasitism and Ecosystems. Oxford University Press Inc.; Oxford; UK.

Recent papers in the literature (variable from year to year).