Laboratório I de Italiano
1
2018-2019
02033231
Linguas e Literaturas Estrangeiras
Italiano
Presencial
1.5
Obrigatória
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Serão lidos e analisados textos literários, históricos e artigos de imprensa compatíveis com o nível B2 relativos ao tema “Viaggio in Italia con Giovanni Boccaccio ed il Decamerone”.
Serão visionados filmes e outros materiais audiovisuais em Italiano.
As/os estudantes realizarão, com a colaboração da professora, debates, discussões e apresentações.
Resultados de Aprendizagem
Neste curso serão privilegiadas a leitura, a produção escrita e a conversação em língua italiana visando construir, de forma mais dinâmica e autónoma, debates, exposições e apresentações, aperfeiçoando os conhecimento de base e tornando a/o formanda/o mais independente no uso da Língua Italiana.
No final do curso, a/o formanda/o será capaz de trabalhar com textos em Língua Italiana de forma mais autónoma e consciente, adquirindo também uma segurança na pronúncia e na ortografia próxima do Nível B2.1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Pronúncia e ortografia
Acentuação; sons velares e palatais em italiano; consoantes duplas e simples
2. Estruturas morfossintáticas
-pronomes e adjetivos indefinitos
-revisão dos pronomes combinados
-partículas pronominais ci/ne
-revisão da conjugação e do uso da forma ativa e reflexiva dos verbos regulares e irregulares e dos modais nos modos e tempos do indicativo, condicional, conjuntivo, infinitivo presente e passado, imperativo
-uso da forma passiva
-verbos impessoais
-advérbios mais frequentes de opinião e dúvida
-orações coordenadas copulativas, adversativas, disjuntivas e conclusivas
-orações subordinadas temporais, causais, finais, concessivas, consecutivas
-concordância dos tempos verbais na expressão da condição
-articuladores para a produção de um texto argumentativo/expositivo e narrativo
3.Léxico e cultura
A parte relativa à cultura, ao léxico e à conversação será desenvolvida maioritariamente a partir do tema “Viaggio in Italia con Giovanni Boccaccio ed il Decamerone”
Docente(s) responsável(eis)
Lorena Di Francesco
Métodos de Avaliação
Avaliação contínua
Os elementos da avaliação são os seguintes: uma apresentação escrita (min. 350 palavras) preparada durante o semestre pela/o estudante relativa ao tema desenvolvido; uma apresentação oral de 20 minutos sobre o tema apresentado no curso; um teste escrito relativo à parte gramatical no penúltimo dia de aulas: 100.0%
Bibliografia
Boccaccio, G. & Chiara, P. (2006). Decamerone: dieci novelle raccontate da Piero Chiara. Milano: Mondadori Editore.
Filippone, A. & Radicchi, S. (2011). Caccia ai tesori. Torino: Loesher Ed.
La Grassa M., Delitala M., Quercioli F. (2012). L’Italiano all’Università 2. Roma, Edilingua.
Mea, G. Gramática prática de Italiano para lusófonos. Porto: Porto Ed. (vv.ed).
Mea, G. Dicionário de Italiano – Português, Dicionário de Português – Italiano. Porto. Porto Ed. (vv.ed).
Patota, G. Grammatica di riferimento dell'Italiano contemporaneo. Novara: Garzanti (vv. ed.).
Será fornecida mais bibliografia no início das aulas./Further references will be provided at the beginning of classes.