Laboratório I de Italiano

Ano
1
Ano lectivo
2017-2018
Código
02033231
Área Científica
Linguas e Literaturas Estrangeiras
Língua de Ensino
Italiano
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
1.5
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Serão lidos e analisados textos literários, históricos e artigos de imprensa compatíveis com o nível B2 relativos ao tema “Viaggio in Italia con Giovanni Boccaccio ed il Decamerone”.

Serão visionados filmes e outros materiais audiovisuais em Italiano.

As/os estudantes realizarão, com a colaboração da professora, debates, discussões e apresentações.

Resultados de Aprendizagem

Neste curso serão privilegiadas a leitura, a produção escrita e a conversação em língua italiana visando construir, de forma mais dinâmica e autónoma, debates, exposições e apresentações, aperfeiçoando os conhecimento de base e tornando a/o formanda/o mais independente no uso da Língua Italiana.

No final do curso, a/o formanda/o será capaz de trabalhar com textos em Língua Italiana de forma mais autónoma e consciente, adquirindo também uma segurança na pronúncia e na ortografia próxima do Nível B2.1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Pronúncia e ortografia

Acentuação; sons velares e palatais em italiano; consoantes duplas e simples

2. Estruturas morfossintáticas

-pronomes e adjetivos indefinitos

-revisão dos pronomes combinados

-partículas pronominais ci/ne

-revisão da conjugação e do uso da forma ativa e reflexiva dos verbos regulares e irregulares e dos modais nos modos e tempos do indicativo, condicional, conjuntivo, infinitivo presente e passado, imperativo

-uso da forma passiva

-verbos impessoais

-advérbios mais frequentes de opinião e dúvida

-orações coordenadas copulativas, adversativas, disjuntivas e conclusivas

-orações subordinadas temporais, causais, finais, concessivas, consecutivas

-concordância dos tempos verbais na expressão da condição

-articuladores para a produção de um texto argumentativo/expositivo e narrativo

3.Léxico e cultura

A parte relativa à cultura, ao léxico e à conversação será desenvolvida maioritariamente a partir do tema “Viaggio in Italia con Giovanni Boccaccio ed il Decamerone”

Docente(s) responsável(eis)

Lorena Di Francesco

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
Os elementos da avaliação são os seguintes: uma apresentação escrita (min. 350 palavras) preparada durante o semestre pela/o estudante relativa ao tema desenvolvido; uma apresentação oral de 20 minutos sobre o tema apresentado no curso; um teste escrito relativo à parte gramatical no penúltimo dia de aulas: 100.0%

Bibliografia

Boccaccio, G. & Chiara, P. (2006). Decamerone: dieci novelle raccontate da Piero Chiara. Milano: Mondadori Editore.

Filippone, A. & Radicchi, S. (2011). Caccia ai tesori. Torino: Loesher Ed.

La Grassa M., Delitala M., Quercioli F. (2012). L’Italiano all’Università 2. Roma, Edilingua.

Mea, G. Gramática prática de Italiano para lusófonos. Porto: Porto Ed. (vv.ed).

Mea, G. Dicionário de Italiano – Português, Dicionário de Português – Italiano. Porto. Porto Ed. (vv.ed).

Patota, G. Grammatica di riferimento dell'Italiano contemporaneo. Novara: Garzanti (vv. ed.).

 

Será fornecida mais bibliografia no início das aulas./Further references will be provided at the beginning of classes.