Biologia do Abuso de Drogas
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2018-2019
02001230
Biologia Integrativa
Inglês
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos de biologia celular, biologia molecular e fisiologia humana.
Métodos de Ensino
Aulas teóricas: baseadas em grande parte na análise de trabalhos científicos.
Aulas teórico-práticas: os alunos apresentam tópicos relacionados com os temas abordados nas teóricas, de acordo com objectivos fornecidos; resolução de questões e análise de casos de estudo.
Resultados de Aprendizagem
Conhecimento aprofundado do funcionamento do sistema nervoso, do nível celular às redes neuronais e às funções mais complexas da percepção, cognição e comportamento. O ensino é feito no contexto da acção das drogas de abuso no sistema nervoso, que fornece casos para a aprendizagem baseada na resolução de problemas, permitindo a aplicação e a integração de conhecimentos, em diferentes níveis da organização biológica,. e o desenvolvimento de capacidades de análise e conceptualização.
Conhecimento das metodologias e modelos usados no estudo do sistema nervoso, desde as ferramentas moleculares às técnicas de imagiologia cerebral e aos ensaios de comportamento.
Estágio(s)
NãoPrograma
Drogas psicoestimulantes: da potenciação das sinapses dopaminérgicas e noradrenérgicas aos efeitos no comportamento; neurotoxicidade das anfetaminas; cocaína e desenvolvimento fetal.
Opiáceos: dos efeitos na actividade eléctrica dos neurónios à modulação da dor; adaptações moleculares, celulares e nos circuitos responsáveis pela tolerância, dependência e sintomas de privação.
Álcool: dos mecanismos de acção na célula nervosa aos efeitos no controlo motor.
Alucinogénios e distúrbios da percepção sensorial.
Canabinóides e sistema endocanabinóide: plasticidade sináptica, imunomodulação, funções na reprodução; potencial terapêutico.
Nicotina e o sistema cerebral da atenção.
Cafeína e os receptores de adenosina: modulação da actividade de neurónios, astrócitos e microglia.
Plasticidade sináptica induzida por drogas de abuso e disfunção dos circuitos neuronais.
Stress e abuso de drogas.
Predisposição genética para o abuso de drogas
Terapias da toxicodependência.
Docente(s) responsável(eis)
Emília da Conceição Pedrosa Duarte
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 10.0%
Apresentação e discussão dum tema: 20.0%
Exame: 70.0%
Bibliografia
Meyer, J. S., & Quenzer, L. F. (2004) Psychopharmacology: Drugs, the Brain, and Behavior. Sunderland, MA, USA: Sinauer Associates.
Purves, D. et al (2012) Neuroscience (5th Ed). Sinauer Associates.
Review and research papers (made available at Inforestud@nte).