Bioenergética

Ano
1
Ano lectivo
2020-2021
Código
02001213
Área Científica
Biologia Celular e Molecular
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Primeiro Ciclo em Biologia ou Bioquímica, ou noções básicas de Biologia Celular e Bioquímica.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas em que se estimulam os alunos a interpretar e a tirar conclusões de resultados científicos.

Aulas teórico-práticas de resolução de problemas e apresentação de trabalhos pelos estudantes.

Aulas laboratoriais.

Aulas de seminário por cientistas convidados.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular tem como objectivo central a compreensão dos princípios unificadores da bioenergética celular com particular ênfase na bioenergética mitocondrial, numa perspectiva integrativa. São evidenciadas as funções mitocondriais no contexto do funcionamento da célula normal e em algumas patologias. A prática laboratorial foca o isolamento de mitocôndrias e a avaliação de parâmetros bioenergéticos no estudo dos efeitos de compostos químicos (fármacos utilizados na prática clínica e xenobióticos tóxicos, tais como pesticidas) e sua utilização prática como critério funcional de avaliação toxicológica. Esta unidade curricular visa ainda o desenvolvimento da capacidade dos alunos para integrar e relacionar conhecimentos adquiridos em outras disciplinas. O contacto com literatura especializada e sua interpretação é outro objectivo fundamental.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Termodinâmica.

2. Potenciais de oxidação-redução.

3. Ultra-estrutura mitocondrial vs função; redes mitocondriais.

4. Cadeia transportadora de electrões.

5. Fundamentos da Teoria Quimiosmótica e hipóteses alternativas.

6. Medição da força protomotriz. Factores que controlam a contribuição do ∆Ψ e do ∆pH para a ∆p. Bases do controlo respiratório.

7. Aplicação prática da análise de controlo metabólico na discriminação dos efeitos de compostos que actuam simultaneamente em vários “locais” da fosforilação oxidativa mitocondrial. Papel dos fluxos de K+ mitocondriais na regulação da força protomotriz. Activação dos canais KATP e cardioprotecção.

8. Permeabilidade Transitória Mitocondrial (MPT) e implicações fisiopatológicas: MPT e “stress” oxidativo; papel da MPT na isquemia/reperfusão e na toxicidade de xenobióticos; MPT como alvo farmacológico.

9. Bioenergética mitocondrial vs avaliação toxicológica. Utilização do ∆Ψ como critério funcional de avaliação toxicológica.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 25.0%
Outra: 25.0%
Exame: 50.0%

Bibliografia

Lars, G. (2008). Bioenergetics - its thermodynamics foundations. In Garby and Larsen P.S. Eds, Cambridge University Press.

Nicholls, D. G. & Fergunson,  S. J. (2013) Bioenergetics 4. Academic Press.

Palmeira, C. M. & Moreno, A. J. Eds. (2012) Mitochondrial Bioenergetics: Methods and Protocols. In Methods in Molecular Biology, Volume 810, Springer Protocols, Humana Press.

 

 

Research and review papers.