Dissertação

Ano
5
Ano lectivo
2021-2022
Código
02001096
Área Científica
Ciências e Tecnologias da Engenharia Electrotécnica e de Computadores
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
30.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

O trabalho será desenvolvido em estreita colaboração com o(s) orientador (es) para a discussão das linhas mestras orientadoras do trabalho a realizar e da sua correcta evolução ao longo da unidade curricular. O trabalho conducente à Dissertação, poderá ser realizado em ambiente académico ou académico e empresarial, sendo neste caso necessário também um orientador na empresa.

A avaliação é realizada em provas públicas de defesa da Dissertação perante um júri com três ou mais elementos, constituído pelo (s) orientador (es) e por professor(es) da FCTUC. Pode ainda existir um examinador externo.

Resultados de Aprendizagem

Como objetivos principais incluem-se o desenvolvimento da capacidade de realizar trabalho de investigação/desenvolvimento com elevado grau de autonomia, integrando conhecimentos adquiridos e promovendo o desenvolvimento da capacidade de análise crítica, criativa e de síntese, com vista a analisar e compreender um problema de engenharia electrotécnica e de computadores e propor soluções. O aluno deve ainda desenvolver competências nas áreas de comunicação, pesquisa e elaboração de documentos científicos.

O trabalho individual a realizar, que poderá envolver meios experimentais e/ou de simulação, resultará na elaboração de uma dissertação sobre um tema da área científica da engenharia electrotécnica e de computadores.

Estágio(s)

Não

Programa

O conteúdo programático depende dos objectivos e do trabalho a realizar, atendendo a que o objectivo final é a resolução de um problema de engenharia.

Docente(s) responsável(eis)

Lino José Forte Marques

Álvaro Filipe Peixoto Cardoso de Oliveira Gomes

Métodos de Avaliação

Avaliação
Provas públicas de defesa da Dissertação perante um júri com três ou mais elementos, constituído pelo (s) orientador (es) e por professor(es) da FCTUC: 100.0%

Bibliografia

Outros trabalhos de índole diversa realizados e publicados. | Other published research work.