Sociologia da Juventude e do Ciberespaço

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02033196
Área Científica
Sociologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
7.5
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Os métodos de ensiso a privilegiar pressupõem diferentes meios tais como: exposição do professor com recurso a exemplos dos meios informáticos, apresentações de alunos em grupo, resultados de pesquisas pontuais, levantamento de comentários, petições e outras iniciativas que decorrem na www.

Resultados de Aprendizagem

Esta UC destina-se a proporcionar aos estudantes uma compreensão profunda do significado e da importância sociológica das gerações mais jovens, na era do chamado "ciberespaço". Num mundo onde as redes sociais e a comunicação digital adquriram um estatuto primordial, os seus efeitos e a influência sobretudo junto da atual juventude (em sentido lato, entre a condição de adolescentes e a de jovens-adultos) incide e ajuda a modelar subjetividades, modelos comportamentais e formas identitárias dotados de um cerscente significado sociopolitico. Assim, a reflexão que a presente disciplina pretende levar aos alunos deverá ajudá-los, por um lado, a perceber as origens historico-sociológicas da «juventude» enquanto categoria/ator social que protagonizou importantes mudanças sociais; e, por outro, a perspetivar o papel dos novos meios de comunicação digitais, e sua relação com as camadas mais jovens, nas suas implicações identitárias e sociopolíticas no quadro da atual sociedade democrática.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Jovens e «juventude»: conceitos, categorias e atores

2. Culturas, trajetórias e estilos de vida

3. A contrução histórica e sociológica das culturas juvenis

4. A sociedade de consumo e o papel da educação

5. O impacto dos média e as culturas urbanas

6. Comunicação e massificação: identidades em trânsito

7. Redes sociais no mundo cirbernético do século XXI

8. Comunidades virtuais, riscos e ativismos no ciberespaço

Métodos de Avaliação

Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%

Bibliografia

Baudrillard, J. (1991), Simulacros e Simulações. Lisboa: Relógio D'Água

Castells, M.(2014), Redes de Indignação e de Esperança. Movimentos sociais na era da internet. Rio de Janeiro: Zahar.

Castells, M. (2011), Communication Power. Oxford University Press

Livingstone, S. & Sefton-Green (2016), The Class Living and Learning in the Digital Age. N. York: NYUniv Press

Miles, S. (2000), Youth, Lifestyles in a Changing World. Philadelphia: Open University Press

Pais, J. M. (1993), Culturas Juvenis. Lisboa: Imprensa Nacional/ Casa da Moeda.

Herrera, L. (2012), Youth and Citizenship in the Digital Age: A View from Egypt. Harvard Educational Review, vol 82, nº 3. in

Scherer-Warren, I. (2009), Redes de Movimentos Sociais. São Paulo: Edições Loyola.

Stallabrass, J. (1995), Empowering Technology: The Exploration of Cyberspace, New Left Review, I/211.  

Stallabrass, J. (2012) Digital Partisans: on mute and the cultural politics of the net. New Left Review, 74.