Sociologia da Juventude e do Ciberespaço
1
2019-2020
02033196
Sociologia/Economia/Geografia/Ciência Política/Ciências da Terra/Engenharia Mecânica
Português
Presencial
Semestral
7.5
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Os métodos de ensiso a privilegiar pressupõem diferentes meios tais como: exposição do professor com recurso a exemplos dos meios informáticos, apresentações de alunos em grupo, resultados de pesquisas pontuais, levantamento de comentários, petições e outras iniciativas que decorrem na www.
Resultados de Aprendizagem
Esta UC destina-se a proporcionar aos estudantes uma compreensão profunda do significado e da importância sociológica das gerações mais jovens, na era do chamado "ciberespaço". Num mundo onde as redes sociais e a comunicação digital adquriram um estatuto primordial, os seus efeitos e a influência sobretudo junto da atual juventude (em sentido lato, entre a condição de adolescentes e a de jovens-adultos) incide e ajuda a modelar subjetividades, modelos comportamentais e formas identitárias dotados de um cerscente significado sociopolitico. Assim, a reflexão que a presente disciplina pretende levar aos alunos deverá ajudá-los, por um lado, a perceber as origens historico-sociológicas da «juventude» enquanto categoria/ator social que protagonizou importantes mudanças sociais; e, por outro, a perspetivar o papel dos novos meios de comunicação digitais, e sua relação com as camadas mais jovens, nas suas implicações identitárias e sociopolíticas no quadro da atual sociedade democrática.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Jovens e «juventude»: conceitos, categorias e atores
2. Culturas, trajetórias e estilos de vida
3. A contrução histórica e sociológica das culturas juvenis
4. A sociedade de consumo e o papel da educação
5. O impacto dos média e as culturas urbanas
6. Comunicação e massificação: identidades em trânsito
7. Redes sociais no mundo cirbernético do século XXI
8. Comunidades virtuais, riscos e ativismos no ciberespaço
Docente(s) responsável(eis)
Sara Alexandre Domingues Araújo
Métodos de Avaliação
Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%
Bibliografia
Baudrillard, J. (1991), Simulacros e Simulações. Lisboa: Relógio D'Água
Castells, M.(2014), Redes de Indignação e de Esperança. Movimentos sociais na era da internet. Rio de Janeiro: Zahar.
Castells, M. (2011), Communication Power. Oxford University Press
Livingstone, S. & Sefton-Green (2016), The Class Living and Learning in the Digital Age. N. York: NYUniv Press
Miles, S. (2000), Youth, Lifestyles in a Changing World. Philadelphia: Open University Press
Pais, J. M. (1993), Culturas Juvenis. Lisboa: Imprensa Nacional/ Casa da Moeda.
Herrera, L. (2012), Youth and Citizenship in the Digital Age: A View from Egypt. Harvard Educational Review, vol 82, nº 3. in
Scherer-Warren, I. (2009), Redes de Movimentos Sociais. São Paulo: Edições Loyola.
Stallabrass, J. (1995), Empowering Technology: The Exploration of Cyberspace, New Left Review, I/211.
Stallabrass, J. (2012) Digital Partisans: on mute and the cultural politics of the net. New Left Review, 74.