Mercados das Indústrias Culturais e Criativas

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02033185
Área Científica
Sociologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
7.5
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

As aulas são organizadas com base na discussão conjunta feita a partir de: i) exposição de conceitos e metodologias pela docente; ii) textos selecionados; iii) materiais empíricos resultantes de investigação. Para além da intervenção nas discussões, os estudantes participam também nas sessões através de apresentações orais. As sessões beneficiam da experiência de pesquisa da docente e da participação pontual de investigadores ou especialistas convidados. Sempre que possível, procurar-se-á organizar visitas de estudo.

Resultados de Aprendizagem

A UC discute o lugar das indústrias culturais e criativas no contexto das esferas cultural e económica contemporâneas, assim como as especificidades do funcionamento dos seus mercados. Pretende desenvolver as seguintes competências:

- Familiaridade com conceitos e modelos teórico-analíticos fundamentais para a compreensão das indústrias culturais e criativas e a estruturação dos seus mercados.

- Dominínio das metodologias e instrumentos de análise e diagnóstico sociológico sobre os sectores das indústrias culturais e criativas e o funcionamento dos mercados dos bens culturais.

- Aquisição de informação atualizada sobre o desenvolvimento das indústrias culturais e criativas, a caracterização dos seus diferentes sectores e mercados, bem como das tendências de consumo que os sustentam.

- Desenvolvimento de capacidades de análise e reflexão crítica sobre os modelos de produção e difusão industrial de bens culturais e sobre os processos de formação do valor da cultura e da criatividade.

Estágio(s)

Não

Programa

1. A produção da cultura e as indústrias culturais;

2. Do conceito de indústrias culturais ao de indústrias criativas;

3. Os modelos organizacionais das indústrias culturais;

4. Os mercados dos bens culturais como dispositivos de formação de valor económico e cultural;

5. Os mercados de emprego e as carreiras dos trabalhadores das indústrias da cultura;

6. Os impactos económicos, culturais e sociais das indústrias culturais;

Métodos de Avaliação

Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%

Bibliografia

 

Adorno, Theodor W. (2003), Sobre a indústria da cultura. Coimbra: Angelus Novus.

Caves, Richard (2000), Creative Industries. Cambridge, Massachussets: Harvard University Press.

Hesmondhalgh, D (2012), The Cultural Industries. (3rd edition) Londres, Los Angeles e Nova Deli: SAGE.

Hesmondhalgh, D e Baker, S. (2011), Creative Labour: Media Work in Three Cultural Industries. Londres e Nova Iorque: Routledge.

Power, D.; Scott, A. J. (eds) (2004), Cultural Industries and the Production of Culture. Londres e Nova Iorque: Routledge.

Menger, P.M. (2005), Retrato do artista enquanto trabalhador: metamorfoses do capitalismo. Lisboa: Roma Editora.

Oakley, K. e O’Connor, J. (2015), The Routledge Companion To The Cultural Industries. Londres e Nova Iorque: Routledge

Throsby, D., 2001. Economics and culture. Cambridge: Cambridge: University Press.


Throsby, D., 2010. The Economics of Cultural Policy. Cambridge: Cambridge University Press.