Mercados das Indústrias Culturais e Criativas
1
2019-2020
02033185
Sociologia/Economia/Geografia/Ciência Política/Ciências da Terra/Engenharia Mecânica
Português
Presencial
Semestral
7.5
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
As aulas são organizadas com base na discussão conjunta feita a partir de: i) exposição de conceitos e metodologias pela docente; ii) textos selecionados; iii) materiais empíricos resultantes de investigação. Para além da intervenção nas discussões, os estudantes participam também nas sessões através de apresentações orais. As sessões beneficiam da experiência de pesquisa da docente e da participação pontual de investigadores ou especialistas convidados. Sempre que possível, procurar-se-á organizar visitas de estudo.
Resultados de Aprendizagem
A UC discute o lugar das indústrias culturais e criativas no contexto das esferas cultural e económica contemporâneas, assim como as especificidades do funcionamento dos seus mercados. Pretende desenvolver as seguintes competências:
- Familiaridade com conceitos e modelos teórico-analíticos fundamentais para a compreensão das indústrias culturais e criativas e a estruturação dos seus mercados.
- Dominínio das metodologias e instrumentos de análise e diagnóstico sociológico sobre os sectores das indústrias culturais e criativas e o funcionamento dos mercados dos bens culturais.
- Aquisição de informação atualizada sobre o desenvolvimento das indústrias culturais e criativas, a caracterização dos seus diferentes sectores e mercados, bem como das tendências de consumo que os sustentam.
- Desenvolvimento de capacidades de análise e reflexão crítica sobre os modelos de produção e difusão industrial de bens culturais e sobre os processos de formação do valor da cultura e da criatividade.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. A produção da cultura e as indústrias culturais;
2. Do conceito de indústrias culturais ao de indústrias criativas;
3. Os modelos organizacionais das indústrias culturais;
4. Os mercados dos bens culturais como dispositivos de formação de valor económico e cultural;
5. Os mercados de emprego e as carreiras dos trabalhadores das indústrias da cultura;
6. Os impactos económicos, culturais e sociais das indústrias culturais;
Docente(s) responsável(eis)
Maria Paula Abreu Pereira da Silva
Métodos de Avaliação
Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%
Bibliografia
Adorno, Theodor W. (2003), Sobre a indústria da cultura. Coimbra: Angelus Novus.
Caves, Richard (2000), Creative Industries. Cambridge, Massachussets: Harvard University Press.
Hesmondhalgh, D (2012), The Cultural Industries. (3rd edition) Londres, Los Angeles e Nova Deli: SAGE.
Hesmondhalgh, D e Baker, S. (2011), Creative Labour: Media Work in Three Cultural Industries. Londres e Nova Iorque: Routledge.
Power, D.; Scott, A. J. (eds) (2004), Cultural Industries and the Production of Culture. Londres e Nova Iorque: Routledge.
Menger, P.M. (2005), Retrato do artista enquanto trabalhador: metamorfoses do capitalismo. Lisboa: Roma Editora.
Oakley, K. e O’Connor, J. (2015), The Routledge Companion To The Cultural Industries. Londres e Nova Iorque: Routledge
Throsby, D., 2001. Economics and culture. Cambridge: Cambridge: University Press.
Throsby, D., 2010. The Economics of Cultural Policy. Cambridge: Cambridge University Press.