Mercados das Indústrias Culturais e Criativas

Ano
1
Ano lectivo
2024-2025
Código
02033185
Área Científica
Sociologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
7.5
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

As aulas são organizadas com base na discussão conjunta feita a partir de: i) exposição de conceitos e metodologias pela docente; ii) textos selecionados; iii) materiais empíricos resultantes de investigação. Para além da intervenção nas discussões, os estudantes participam também nas sessões através de apresentações orais. As sessões beneficiam da experiência de pesquisa da docente e da participação pontual de investigadores ou especialistas convidados. Sempre que possível, procurar-se-á organizar visitas de estudo.

Resultados de Aprendizagem

A uc discute o lugar das indústrias culturais e criativas no contexto das esferas cultural e económica contemporâneas, assim como as especificidades do funcionamento dos seus mercados. Pretende desenvolver as seguintes competências:
- Familiaridade com conceitos e modelos teórico-analíticos fundamentais para a compreensão das indústrias culturais e criativas e a estruturação dos seus mercados.
- Domínio das metodologias e instrumentos de análise e diagnóstico sociológico sobre os sectores das indústrias culturais e criativas e o funcionamento dos mercados dos bens culturais.
- Aquisição de informação atualizada sobre o desenvolvimento das indústrias culturais e criativas, a caracterização dos seus diferentes sectores e mercados, bem como das tendências de consumo que os sustentam.
- Desenvolvimento de capacidades de análise e reflexão crítica sobre os modelos de produção e difusão industrial de bens culturais e sobre os processos de formação do valor da cultura e da criatividade.

Estágio(s)

Não

Programa

1. A produção da cultura e as indústrias culturais;
2. Do conceito de indústrias culturais ao de indústrias criativas;
3. Modelos organizacionais das indústrias culturais e criativas (lucrativos/não lucrativos; público/privado/social, etc.);
4. Os mercados dos bens culturais: a pluralidade de valores associados aos bens culturais; os mercados como dispositivos de formação de valor e dispositivos de julgamento;
5. O emprego e as carreiras profissionais no contexto das indústrias da cultura;
6. Os mercados culturais e as culturas urbanas.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Apresentações orais: 30.0%
Trabalho de síntese: 35.0%
Trabalho de investigação: 35.0%

Bibliografia

Alexander, V. et al. (eds), Art and the Challenge of Markets. Vol. 1 e 2. Palgrave Macmillan
Beckert, J. & Aspers, P. (eds) (2011). The Worth of Goods. Oxford: Oxford University Press.
Bourdieu, P. (1993). The Field Of Cultural Production. Nova Iorque: Columbia Universit
Costa, P. (2022). Valuing culture and creativity impacts in a global technological era, European Planning Studies, DOI:
10.1080/09654313.2021.2023109
Caves, R. (2000). Creative Industries. Harvard University Press.
Hesmondhalgh, D e Baker, S. (2011). Creative Labour: Media Work in Three Cultural Industries. Routledge.
Lamont, M. 2012. Toward a comparative sociology of valuation and evaluation. Annual Review of Sociology, vol. 38, nº1, 201-221.
McRobbie, A. 2016. Be Creative: Making a Living in the New Culture Industries. Polity Press
Oakley, K. e O’Connor, J. (2015). The Routledge Companion to the Cultural Industries. Routledge
Throsby, D., 2001. Economics and culture. Cambridge Univer. Press.