Controvérsias na Economia
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2024-2025
01016084
Área Científica do Menor
Inglês
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Espera-se que o/a estudante domine, no mínimo, os conteúdos programáticos correspondentes aos lecionados na licenciatura em Economia ao nível introdutório (Microeconomia I e Macroeconomia I).
Métodos de Ensino
1. Apresentação de cada tema pelo docente situando os problemas em estudo e explicitando as posições fundamentais em discussão (textos de opinião, da imprensa ou da internet, e visionamento de vídeos serão sempre que possível usados como material de apoio)
2. Análise, em pequenos grupos e na turma, de textos científicos (artigos ou extratos de livros) tendo em vista a identificação dos argumentos apresentados e seus pressupostos.
3. O último tema do programa será trabalhado em grupo sendo o resultado final apresentado e discutido na turma.
Resultados de Aprendizagem
O propósito desta u.c. é evidenciar a natureza plural da Economia e alertar os estudantes para a importância do pensamento crítico, do conhecimento da história da disciplina e da reflexão metodológica. Através do estudo de algumas controvérsias actuais e passadas os alunos consciencializam a relevância da análise e discussão crítica na Economia.
No final, espera-se que os alunos:
- Sejam capazes de pensar a natureza do conhecimento económico, as teorias que aprendem e a sua aplicação aos problemas do mundo real;
- Tomem consciência de que as escolhas metodológicas dos economistas não são inócuas ou neutras;
- Sejam capazes de identificar os traços distintivos fundamentais das abordagens estudadas e de as confrontar criticamente;
- Compreendam o que está em causa num debate ou controvérsia económica;
- Sejam capazes de analisar um texto económico;
- Sejam capazes de construir argumentos económicos lógicos e coerentes e sustentá-los fundamentadamente, seja por escrito ou oralmente.
Estágio(s)
NãoPrograma
I. Controvérsia e pluralismo na Economia. A Economia como um sistema complexo. Mainstream e heterodoxias. Escolas de pensamento económico. A perspectiva histórica e metodológica. Argumentação, retórica e pensamento crítico.
II. Controvérsias sobre os fundamentos da Economia.
A. A distinção ciência/política, 'expertise' económica e o papel do economista.
B. Os juízos de valor na Economia. Economia como engenharia vs. Economia como ciência moral.
C. Economia, a abordagem económica dos comportamentos humanos e interdisciplinaridade.
D. Valor, cálculo económico e linguagens de valoração.
- As origens históricas do debate.
- Visões contemporâneas sobre o problema da incomensurabilidade dos valores.
E. Modelação económica e formalismo matemático.
III. Visões conflituantes sobre o papel do Estado na economia.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição : 50.0%
Exame: 50.0%
Bibliografia
Para cada tema será fornecida uma lista de textos (obrigatórios e complementares), a disponibilizar no nónio (via inforestudante) no início das aulas / for each topic a reading list will be provided each year in the beginning of the course.