Controvérsias na Economia
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2017-2018
01016084
Área Científica do Menor
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
É desejável que o/a estudante domine os conteúdos lecionados nas unidades curriculares de Microeconomia I e II e Macroeconomia I e II. A capacidade de leitura de textos em língua inglesa é imprescindível.
Métodos de Ensino
1. Apresentação de cada tema pelo docente situando os problemas em estudo e explicitando as posições fundamentais em discussão (textos de opinião, da imprensa ou da internet, e visionamento de vídeos serão sempre que possível usados como material de apoio)
2. Análise, em pequenos grupos e na turma, de artigos científicos tendo em vista a identificação dos argumentos apresentados e seus pressupostos
3. Debate inter-grupos das diferentes posições estudadas (cada grupo assumirá a defesa de uma dessas posições. Tal não dispensa, obviamente, um conhecimento adequado das outras posições)
Resultados de Aprendizagem
O propósito desta u.c. é evidenciar a natureza plural da Economia e alertar os estudantes para a importância do pensamento crítico. Através do estudo de algumas controvérsias actuais e passadas os alunos consciencializam a relevância da análise e discussão crítica na Economia.
No final, espera-se que os alunos:
- Sejam capazes de pensar a natureza do conhecimento económico, as teorias que aprendem e a sua aplicação aos problemas do mundo real;
- Tomem consciência de que as escolhas metodológicas dos economistas não são inócuas ou neutras;
- Sejam capazes de identificar os traços distintivos fundamentais das abordagens estudadas e de as confrontar criticamente;
- Compreendam o que está em causa num debate ou controvérsia económica;
- Sejam capazes de analisar um texto económico;
- Sejam capazes de construir argumentos económicos lógicos e coerentes e sustentá-los fundamentadamente, seja por escrito ou oralmente;
- Sejam capazes de estudar de forma independente e trabalhar em grupo
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Controvérsia e pluralismo na Economia. Escolas de pensamento económico. Argumentação, retórica e pensamento crítico. A perspectiva histórica e metodológica.
2. A natureza do conhecimento económico e o papel do economista: 'expertise' económica e a controvérsia sobre os valores na Economia
3. Valor, preços e cálculo económico: (i) teorias do valor: valor-trabalho e valor-utilidade; a questão do valor social; (ii) a controvérsia sobre o cálculo dos impactos sociais e ambientais dos megaprojectos de investimento
4. Estado e mercados: controvérsias recentes: (i) Keynes/Hayek, Polanyi e o neoliberalismo; (ii) custos da desigualdade vs. custos das políticas de redistribuição; (iii) salário mínimo e desemprego (iv) escola pública e privatização da educação
5. Controvérsias metodológicas na Economia: (i) teoria e história: a “batalha dos métodos” e o problema da especificidade histórica; (ii) o formalismo
6. O que causou a “Grande Recessão” e porque é que os economistas não a previram?
Docente(s) responsável(eis)
Vítor Manuel Leite Neves
Métodos de Avaliação
Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%
Bibliografia
Para cada tema será fornecida uma lista de textos (obrigatórios e complementares), a disponibilizar no nónio (via inforestudante) / for each topic a reading list will be provided.