Aplicações de Accionamentos Eléctricos

Ano
5
Ano lectivo
2021-2022
Código
02001068
Área Científica
Energia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos básicos de máquinas elétricas e eletrónica de potência

Métodos de Ensino

Aulas teóricas, no quadro e com o auxílio de slides em Powerpoint, fotos e vídeos, para exposição dos conceitos, princípios e teorias fundamentais sobre a matéria lecionada. Estas aulas incluem casos de estudo sobre a aplicação dos acionamentos elétricos em diferentes áreas de aplicação, sendo pontualmente complementadas com aulas em que se faz uso da ferramenta de simulação Matlab/Simulink. Aulas laboratoriais para validação experimental dos conceitos teórico-práticos abordados na unidade curricular.

Resultados de Aprendizagem

Aquisição das competências necessárias para uma escolha adequada dos acionamentos elétricos para uma dada aplicação e reconhecimento das soluções típicas para as aplicações industriais mais comuns, tendo em conta as especificidades das mesmas. Compreensão dos fenómenos e problemas inerentes ao uso dos conversores de frequência e conhecimento das técnicas de mitigação dos mesmos. Pretende-se ainda mostrar ao aluno as tecnologias mais recentes na área dos acionamentos elétricos, perspetivando as tendências futuras dos mesmos.

Estágio(s)

Não

Programa

Acionamentos para aplicações específicas na indústria do cimento, aço, pasta de papel e minas. Acionamentos para navios, submarinos, porta-aviões e comboios de alta velocidade. Acionamentos para muito grandes potências. Acionamentos nos sistemas de conversão de energia eólica. Sistemas de tração de veículos elétricos. Problemas inerentes ao uso de sistemas de variação de velocidade: esforços de isolamento; efeito dos cabos longos; correntes através dos rolamentos do motor e técnicas para mitigação das mesmas. Operação eficiente dos acionamentos elétricos. Automação industrial e acionamentos: integração do variador eletrónico de velocidade (VEV) numa rede industrial; protocolos de comunicação entre VEVs e PLCs; programação em ladder do VEV; o VEV como elemento da internet das coisas industrial. Tendências para o futuro: controlo preditivo de acionamentos elétricos; controlo preditivo de motores síncronos de relutância (SynRMs).

Métodos de Avaliação

Avaliação
Projecto: 40.0%
Frequência: 60.0%

Bibliografia

J. Guzinski, H. Abu-Rub, P. Strankowski: “Variable Speed AC Drives with Inverter Output Filters”, John Wiley & Sons, 2015.

K. Chau: “Electric Vehicle Machines and Drives: Design, Analysis and Application”, Wiley-IEEE Press, 2015.

L. Wang, S. Chai, D. Yoo, L. Gan, K. Ng: “PID and Predictive Control of Electrical Drives using Matlab/Simulink”, Wiley-IEEE Press, 2015.

B. Wu, Y. Lang, N. Zargari, S. Kouro: “Power Conversion and Control of Wind Energy Systems”, Wiley-IEEE Press, New Jersey, 2011.