Aplicações de Accionamentos Eléctricos

Ano
0
Ano lectivo
2015-2016
Código
02001068
Área Científica
Energia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Máquinas Eléctricas I, Electrónica de Potência, Introdução aos Accionamentos Eléctricos

Métodos de Ensino

Aulas teóricas com exposição detalhada dos conceitos, princípios e teorias fundamentais sobre a matéria lecionada. Resolução de exercícios teórico-práticos que ilustram a aplicação dos conceitos teóricos a situações reais do mundo da engenharia. Aulas de orientação tutorial para guiar o aluno na pesquisa de informação e tratamento adequado da mesma em particular no que diz respeito à interpretação de normas legais e aspetos práticos relativos à instalação dos sistemas abordados.

Resultados de Aprendizagem

Aquisição das competências necessárias para uma escolha adequada dos acionamentos elétricos para uma dada aplicação. Reconhecimento das soluções típicas para as aplicações industriais mais comuns, tendo em conta as especificidades das mesmas e as normas legais aplicáveis. Pretende-se ainda mostrar ao aluno as tecnologias mais recentes dos acionamentos elétricos, perspetivando as tendências futuras dos mesmos.

Estágio(s)

Não

Programa

Normas e critérios a seguir na escolha, instalação e operação de um acionamento elétrico. Acionamentos para aplicações específicas na indústria do cimento, aço, pasta de papel e minas. Acionamentos para a indústria automóvel e comboios de alta velocidade. Acionamentos para navios e submarinos. Acionamentos para geradores eólicos. Acionamentos para sistemas AVAC. Acionamentos para muito pequenas potências. Motores eletrónicos. Conservação da energia e operação eficiente dos acionamentos elétricos. Minimização da poluição harmónica introduzida pelos acionamentos elétricos. Tendências para o futuro dos acionamentos elétricos.

Docente(s) responsável(eis)

Sérgio Manuel Ângelo da Cruz

Métodos de Avaliação

Contínua
Trabalho de investigação: 30.0%
Dois testes intercalares: 70.0%

Mista
Trabalho de investigação: 30.0%
Exame: 70.0%

Bibliografia

B. K. Bose (1997), Power Electronics and Variable Frequency Drives, IEEE Press, 1997.

I. Boldea, S. A. Nasar (2006), Electric Drives, 2nd edition, CRC Press, Boca Raton, 2006.