Projeto de Dissertação

Ano
2
Ano lectivo
2017-2018
Código
02033157
Área Científica
Ciências de Engenharia de Materias
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
12.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A UC não estabelece nenhuma metodologia de ensino específica, cada aluno será orientado por professor/investigador sénior de acordo com o tema. Cabe ao orientador a especificação de um programa tutorial que permita ao aluno adquirir progressivamente competência na pesquisa bibliográfica e demais tarefas de investigação.

Resultados de Aprendizagem

1. Entender o que é uma tese de dissertação de mestrado.

2. Conhecer e discutir algumas metodologias de elaboração de dissertação na área científica do curso.

3. Contextualizar o tema que se pretende desenvolver e descrever o estado da arte.

4. Identificar a contribuição potencial da tese para soluções industriais sustentáveis.

5. Apresentar um plano de trabalhos detalhado para cumprir o objectivo da dissertação.

Estágio(s)

Não

Programa

Tema de investigação pré-definido pelo orientador dos trabalhos de investigação.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Teresa Freire Vieira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Dissertação / Apresentação oral perante um Júri: 100.0%

Bibliografia

Luis Adriano Oliveira ; Ética em Investigação Científica, Lidel 2013.

Luís Adriano Oliveira; Dissertação e Tese em Ciência e Tecnologia Segundo Bolonha. Lidel 2011.

Carvalho, J. Eduardo; Metodologia do Trabalho Científico, Lisboa, Escolar Editora, 2009.

Lima, Jorge Ávila; Pacheco, José Augusto; Fazer Investigação, Porto, Porto Editora, 2006.

Pereira, Alexandre; Poupa, Carlos; Como Escrever uma Tese, Monografia ou Trabalho Científico Usando o Word, Lisboa, Edições Sílabo, 2008.

Vasconcelos e Sousa, Gonçalo; Metodologia de Investigação, Redacção e Apresentação de Trabalhos Científicos, Porto, Livraria Civilização Editora, 2005.

Oliver, P.;  The Student’s Guide to Research Ethics, Philadelphia, Open University Press, 2003.

Novak, J.; Gowin, B. ? Learning how to Learn, London, Cambridge University Press, 1984.